Apesar de concluir a ligação da nova, Caema vai manter bombeamento de água por adutora velha

0
1867

Apesar de concluídos os trabalhos de interligação da nova adutora do Sistema Italuís, a Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) vai continuar usando a velha tubulação para voltar ao abastecimento da cidade. Segundo a empresa, a nova vai funcionar nos próximos dias, o que pode representar uma melhora significativa no abastecimento dos 600 mil moradores de 159 bairros de São Luís.

Os trabalhos de interligação das duas adutoras foram concluídos na madrugada deste sábado (19). O sistema já voltou a operar para levar água a 600 mil moradores que são abastecidos pelo Italuís.

Como se trata de um longo percurso, nem todas as casas receberão o abastecimento de volta ao mesmo tempo. Parte dos moradores vai ter as torneiras funcionando novamente ainda neste sábado. Outros bairros, principalmente os mais altos, terão água a partir de domingo (20).

Apesar do reinício do bombeamento, a Caema vai manter em circulação até a segunda-feira (21) os caminhões-pipa que vêm fazendo o abastecimento prioritário em hospitais, postos de saúde e famílias dos bairros mais carentes.

De acordo com a estatal, como os caminhões não conseguem abastecer todos os moradores, por isso é importante manter a economia de água.

Nova adutora – A nova adutora, que teve suas obras iniciadas em 2012, vai colocar fim às frequentes interrupções causadas por vazamentos na antiga estrutura. A nova adutora vai representar 30% a mais de água para os moradores da capital.

Diversos bairros que passam por rodízio no abastecimento terão o tempo sem água reduzido. Gradualmente, o objetivo é zerar o rodízio.

A antiga adutora vai ficar fora de uso, mas a estrutura será mantida. Isso porque ela poderá ser utilizada em caso de futuras manutenções da nova adutora, por exemplo. Ou seja, a existência das duas adutoras leva mais segurança ao abastecimento.

(Com dados da Secap)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação