Aplicativo Tô no Mapa já identificou mais de 5 mil famílias de 53 comunidades tradicionais

0
100

Comunidades tradicionais e agricultores familiares são visíveis

O aplicativo Tô no Mapa já mapeou mais de 5 mil famílias de 53 comunidades em territórios tradicionais do Brasil. Ao identificar localidades, características e até mesmo conflitos, a iniciativa pretende contribuir para a garantia de direitos sociais e territoriais dessas populações.

Lançado em outubro de 2020, o aplicativo possibilita o automapeamento de territórios de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Nele, cada comunidade pode inserir suas características e seus locais de uso do solo, bem como focos de conflito. A proposta é construir um mapa com informações sobre as populações tradicionais e rurais de todo o Brasil.

Acesse o primeiro relatório de povoamento do app, divulgado no final de junho. O Tô no Mapa foi desenvolvido pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e pelo ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza), com o apoio da Rede Cerrado e do Instituto Cerrados.

A ferramenta já está disponível para Android e para iOS.

Nesta terça-feira (20/7), participe da live que irá discutir os primeiros resultados do app Tô no Mapa, analisando desafios encontrados e elencando perspectivas para a continuidade do mapeamento. Haverá espaço para perguntas do público.

O evento será ao vivo, em português.

Participantes da mesa virtual:

Nélida Terena (Terra Indígena Taunay-Ipegue)
Yuri Salmona (Instituto Cerrados)
Isabel Castro (IPAM)
Moderadora: Kátia Favilla (Rede Cerrado)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui