Aprovação do presidente Jair Bolsonaro cai para 35%, segundo pesquisa da XP Investimentos

0
1113

Uma nova pesquisa da XP Investimentos, divulgada nesta sexta-feira (05) indica que  presidente Jair Bolsonaro enfrenta queda na sua aprovação. O levantamento foi realizado de 1º a 3 de abril, e as curvas de aprovação e reprovação mostram uma trajetória negativa para Bolsonaro a partir de fevereiro.

No mês de fevereiro, o presidente era aprovado por 40% dos entrevistados pela XP, em março caiu para 37% e agora está em 35%.

De acordo com os analistas da pesquisa, são pequenas oscilações, dentro da margem de erro, ou seja, se fosse apenas uma pesquisa não seria possível dizer o que se passa, contudo, como há uma sequência de estudos realizados com o mesmo levantamento, é possível atestar uma piora.

No que diz respeito à reprovação, em fevereiro era de 17%, passou para 24% em março e em abril chegou a 26%, o que confirmaria a trajetória de alta no indicador.

A proporção dos que consideram o governo regular, 32%, se manteve entre março e abril. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Eis outros dados revelados pela pesquisa:

Quanto à Reforma da Previdência, em março 64% concordavam com a afirmação de que é preciso fazê-la, mas em abril os que dizem ser a favor são 61%.

confiança nas instituições: as instituições que desfrutam da menor confiança ainda são os partidos políticos. Cerca de 89% dizem não confiar neles. Em oposição, as forças armadas são a instituição com o maior nível de confiança: 66% dizem que podem confiar nela

nova política: 55% dos entrevistados responderam que o Brasil vive uma “nova política”. Do outro lado, 39% não concordam com essa interpretação

A pesquisa divulgada pela XP Investimentos foi realizada pela empresa Ipespe. O levantamento se deu nos dias 1 a 3 de abril de 2019, com 1.000 pessoas em todo o país (não está detalhado o número de cidades atingidas nem as UFs incluídas). Segundo, o relatório do trabalho (leia a íntegra), a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e as entrevistas foram feitas por telefone.

(Com informações do Poder 360)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação