As principais ações sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias maranhenses poderão ser conhecidas pelos visitantes da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema Federação das Indústrias, que será aberta nesta quarta (08) e se estende até sexta-feira (10), no Multicenter Sebrae.
Patrocinado pela Omega Energia, o espaço reunirá projetos voltados para a proteção das águas, ações de combate às mudanças climáticas, consumo e produção responsável e iniciativas voltadas para a elaboração e o aprimoramento de fontes de energia alternativa, além de bate-papos com pesquisadores e especialistas no assunto.
Nos três dias de programação, serão realizadas, na Arena da Sustentabilidade, vários painéis sobre temas como Fontes Alternativas de Energia, Logística Reversa e Reciclagem de Resíduos Industriais, além de apresentação de cases. A abertura do espaço, no dia 8, será a partir das 19h com a presença do presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (CTMA) da Fiema, Benedito Mendes.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem sido um grande incentivador para que essas práticas sustentáveis tornem-se cada vez mais comuns no setor industrial maranhense. De acordo com Scheherazade Bastos, coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do órgão, algumas dessas ações incluem cursos de iniciação e aperfeiçoamento, além do incentivo por meio de editais. Ela explica que, atualmente, são oferecidos pelos cursos de Eletricidade Básica e Sistema Fotovoltaico (iniciação) e o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos isolados.
Além disso, o Senai, para incentivar a sustentabilidade no setor industrial maranhense, oferecerá consultorias que começarão a ser disponibilizadas em novembro, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). O programa visa a otimizar o fluxo de produção das empresas, reduzindo o consumo e a despesa de energia. Além disso, o SENAI também apoiou o desenvolvimento de cinco projetos de empresas por meio do Edital SESI/SENAI de Inovação.
Programação da Arena de Sustentabilidade:
Quarta-feira (08)
- 19h – Painel de Abertura – Benedito Mendes, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA
- 20h – Painel: Fontes Alternativas de Energia – As Rampas Eólicas – Prof. Mauro Sérgio Silva Pinto (UFMA); Energias Alternativas – Carolina Guimarães (Omega Energia)
- 21h – Bate-Papo: Redes Elétricas Inteligentes – Prof. Shigeaki Lima (UFMA); Medição e Validação do Consumo de Energia usando Dispositivos Móveis, técnicas de Processamento de Imagens e Inteligência Computacional, Prof. Dr Aristofanes Correa Silva (UFMA) – Case Industrial: Elétrica Visão
Quinta-feira (09)
- 17h – Logística Reversa – Profa. Dra. Ana Zandomeneghi (UFMA); Case Industrial: Recycle – Resíduos Eletrônicos e Lâmpadas
- 18h – Reciclagem de Resíduos Industriais Prof. Dr. Luís Carlos Alves Venâncio (UFMA) – Case Industrial: Reuso da Água com Alumar e Ambev
- 19h – Edifícios inteligentes rumo ao carbono zero – Pitagoras Group (Portugal) – Case Industrial: Edeconsil
- 20h – Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos – Profª Cláudia Costa (UEMA) – Case Industrial: CEMAR e a EcoCemar
- 21h – Sustentabilidade de Recursos Pesqueiros – Professora Zafira Almeida (UEMA) Cases Industriais: ÁguaBrazil
Sexta-feira (10)
- 17h – Case Industrial: Cerâmica BB Mendes
- Replantio de Eucalipto para Consumo da Indústria como Fonte de Energia – Case Industrial: Suzano
- 18h – Cases Industriais: Vale e Eneva
- 19h – Entrega de Certificados das Empresas Atendidas no Programa Brasil Mais Produtivo em São Luís (MA)