Arena de Sustentabilidade na Expo Indústria reúne ações de empresas

777

As principais ações sustentáveis desenvolvidas pelas indústrias maranhenses poderão ser conhecidas pelos visitantes da Expo Indústria Maranhão, realizada pelo Sistema Federação das Indústrias, que será aberta nesta quarta (08) e se estende até sexta-feira (10), no Multicenter Sebrae.

Patrocinado pela Omega Energia, o espaço reunirá projetos voltados para a proteção das águas, ações de combate às mudanças climáticas, consumo e produção responsável e iniciativas voltadas para a elaboração e o aprimoramento de fontes de energia alternativa, além de bate-papos com pesquisadores e especialistas no assunto.

Nos três dias de programação, serão realizadas, na Arena da Sustentabilidade, vários painéis sobre temas como Fontes Alternativas de Energia, Logística Reversa e Reciclagem de Resíduos Industriais, além de apresentação de cases. A abertura do espaço, no dia 8, será a partir das 19h com a presença do presidente do Conselho Temático do Meio Ambiente (CTMA) da Fiema, Benedito Mendes.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tem sido um grande incentivador para que essas práticas sustentáveis tornem-se cada vez mais comuns no setor industrial maranhense. De acordo com Scheherazade Bastos, coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do órgão, algumas dessas ações incluem cursos de iniciação e aperfeiçoamento, além do incentivo por meio de editais. Ela explica que, atualmente, são oferecidos pelos cursos de Eletricidade Básica e Sistema Fotovoltaico (iniciação) e o curso de Montador de Sistemas Fotovoltaicos isolados.

Além disso, o Senai, para incentivar a sustentabilidade no setor industrial maranhense, oferecerá consultorias que começarão a ser disponibilizadas em novembro, por meio do Programa Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).  O programa visa a otimizar o fluxo de produção das empresas, reduzindo o consumo e a despesa de energia. Além disso, o SENAI também apoiou o desenvolvimento de cinco projetos de empresas por meio do Edital SESI/SENAI de Inovação.

Programação da Arena de Sustentabilidade:

Quarta-feira (08)

  • 19h – Painel de Abertura – Benedito Mendes, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA
  • 20h – Painel: Fontes Alternativas de Energia – As Rampas Eólicas – Prof. Mauro Sérgio Silva Pinto (UFMA); Energias Alternativas – Carolina Guimarães (Omega Energia)
  • 21h – Bate-Papo: Redes Elétricas Inteligentes – Prof. Shigeaki Lima (UFMA); Medição e Validação do Consumo de Energia usando Dispositivos Móveis, técnicas de Processamento de Imagens e Inteligência Computacional, Prof. Dr Aristofanes Correa Silva (UFMA) – Case Industrial: Elétrica Visão

Quinta-feira (09)

  • 17h – Logística Reversa – Profa. Dra. Ana Zandomeneghi (UFMA); Case Industrial: Recycle – Resíduos Eletrônicos e Lâmpadas
  • 18h – Reciclagem de Resíduos Industriais Prof. Dr. Luís Carlos Alves Venâncio (UFMA) – Case Industrial: Reuso da Água com Alumar e Ambev
  • 19h – Edifícios inteligentes rumo ao carbono zero – Pitagoras Group (Portugal) – Case Industrial: Edeconsil
  • 20h – Boas Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos – Profª Cláudia Costa (UEMA) – Case Industrial: CEMAR e a EcoCemar
  • 21h – Sustentabilidade de Recursos Pesqueiros  – Professora Zafira Almeida (UEMA) Cases Industriais: ÁguaBrazil

Sexta-feira (10)

  • 17h – Case Industrial: Cerâmica BB Mendes
  • Replantio de Eucalipto para Consumo da Indústria como Fonte de Energia – Case Industrial: Suzano
  • 18h – Cases Industriais: Vale e Eneva
  • 19h – Entrega de Certificados das Empresas Atendidas no Programa Brasil Mais Produtivo em São Luís (MA)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui