De 29 de dezembro a esta segunda-feira, a Argentina ocupa a 7ª posição no ranking de doses diárias de vacinação Covid-19
A Argentina ocupa o 7º lugar no ranking mundial de maior número de vacinados por milhão de habitantes, segundo cadastro estatístico de origem britânica que analisa dados da Universidade de Oxford e a partir da medição das doses do Sputnik V já realizadas aplicadas desde o início da campanha oficial de imunização em 29 de dezembro.
Desde o início do processo de aplicação de diferentes vacinas contra o coronavírus em vários países do mundo, o rastreador britânico Our World in Data, que utiliza dados da Universidade de Oxford, publica em seu site https://ourworldindata.org / covid-vaccinations várias estatísticas em torno da imunização global contra a pandemia.
No período de 29 de dezembro a esta segunda-feira, a Argentina ocupa a 7ª posição no ranking de doses diárias de vacinação Covid-19 administradas por milhão de pessoas, em uma média móvel de sete dias.
Embora Our World in Data esclareça que nesta classificação “é contada como uma dose única e pode não ser igual ao número total de pessoas vacinadas, dependendo do regime de dosagem específico (por exemplo, as pessoas recebem doses múltiplas)”, em No caso da Argentina, que atualmente utiliza a vacina produzida pelo Centro Gamaleya russo, está sendo administrada uma dose por pessoa, a primeira das duas previstas no que se refere à imunização pelo Sputnik V.
O ranking é encabeçado pelos Estados Unidos, seguido pela Dinamarca, Grã-Bretanha, Bahrein, Rússia e Alemanha. Abaixo da Argentina estão Itália, Estônia, Canadá, Polônia, China, México e França.
(Agência Telam)