Arraial volante do Sesi leva magia das festas juninas para condomínios residenciais

0
346

Com a criação de um arraial volante, o Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi)), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indússtrias (Fiema), está levando a magia e a alegria das festa juninas do Maranhão para dentro dos condomínios residenciais de São Luís. A iniciativa visa a compensar a falta de uma programação que possa provocar aglomerações, como nos arraiais tradicionais.

Nesse formato de apresentação, um “batalhão” de brincantes, antes formado por 120 pessoas, hoje é composto de apenas 14 pessoas, mas todos paramentados com figurino colorido, máscaras de proteção para garantir a segurança e muita animação que garantiu o mesmo brilho dos anos anteriores. São músicos, cantores, dançarinos e o boi, personagem principal da festa, que levam a alegria do São João para quem estava com saudade dessa celebração de São João.

O projeto “Sesi Arraiá Volante”, foi oficialmente lançado na última quarta (17), no condomínio Rio Pericumã, no bairro Cutim Anil, com a apresentação do Bumba Meu Boi de Axixá, um dos mais tradicionais do Maranhão (com 60 anos de história) no palco da unidade móvel do Caminhão da Cultura do Sesi.

“É muito valiosa essa oportunidade que o SESI está nos dando de ter um São João em um formato diferente, mas que vai matar um pouco a saudade das pessoas. Levar alegria para as pessoas que estão só pensando nessa pandemia. Assim a gente muda o foco, ainda mais, com o São João que é uma festa nossa”, destaca a presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva.

Apresentações – Esta semana, mais dois condomínios se transformam em arraial com as apresentações dos bois de Maracanã e Brilho da Ilha.

“O arraial volante do SESI é mais uma iniciativa da instituição visando minimizar os impactos emocionais e psicológicos causados pelo distanciamento social, além disso buscamos fortalecer a marca da cultura junina maranhense tão forte e arraigada no nosso Estado e dizer que o Sesi também é cultura e que estamos ao lado dos ludovicenses para superar essa crise”, destacou o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima.

Luciano Mota dos Santos, subsíndico do condomínio Rio Pericumã, avalia como positiva essa iniciativa do SESI. “Tendo em vista que o Bumba Meu Boi faz parte da cultura maranhense e nesse ano em que as recomendações são de ficar em casa, vivendo o isolamento social, e  que não teremos a nossa tão sonhada festa junina, quando o SESI vem e traz um boi para dentro do condomínio, proporcionando essa alegria, esse momento cultural eu parabenizo e vejo como uma excelente ideia!”, destacou Santos.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação