Exposição sobre carnaval será aberta nesta quinta-feira na Casa do Maranhão

964
Casa do Maranhão recebe exposições sobre o carnaval nesta quinta-feira (foto Wikipédia)

O Centro de Cultura Casa do Maranhão, localizado na Praia Grande (Centro Histórico de São Luís), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), vai abrir, nesta quinta-feira (06), duas exposições relacionadas ao carnaval. São elas: “Tambores tradicionais do Carnaval de São Luís: o início de um memorial” e “Casinha da Roça, símbolo de autenticidade e resistência cultural do Carnaval do Maranhão”, que ficarão abertas a visitação até 30 de março.

A exposição dos Tambores Tradicionais reúne um acervo que reúne luxo, originalidade, criatividade dos blocos tradicionais, assim como os poemas cantados e musicalizados pelas inconfundíveis batucadas dos contratempos, agogôs, afoxés, apitos, reco-recos, cabaças e retintas. Conta ainda com oficinas e exibição do documentário Vai Querer Vai Querer, do pesquisador e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Euclides Moreira.

Casinha da Roça é uma das maiores tradições do carnaval maranhense (imagem Chico Coimbra/aquivo/divulgação)

A exposição Casinha da Roça terá início no próximo dia 17. Trata-se de uma homenagem a esta maneira única dessa manifestação cultural momesca, com originalidade e a criatividade dos elementos, artefatos, histórias e memórias que compõem o dia a dia do homem da terra, embalados pela grande e contagiante batucada dos Tambores de Crioula.

O acervo contará com exibição de vídeos, documentários, artefatos e elementos presentes no cotidiano do fazedor cultural da Casinha da Roça.

Segundo o gestor da Casa do Maranhão, Iguatemy Carvalho, o objetivo é fomentar a valorização e perpetuação das tradições culturais do carnaval do Maranhão. “Isso a partir da Casinha da Roça e dos Blocos Tradicionais, fortalecendo a identidade, sentimento de pertença e cidadania do povo maranhense”, ressaltou.

A Casa do Maranhão está localizada na Rua do Trapiche, s/n, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís. É aberta para a visitação de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 13h30. Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui