Projeto Cidadania e Leitura inaugura biblioteca comunitária na Vila Ariri em São Luís

0
120

Biblioteca recebe livros, mobiliário, computadores e softwares

No próximo sábado (14), o projeto Cidadania e Leitura inaugura a segunda biblioteca comunitária. O espaço, na Vila Ariri, vai se chamar “Biblioteca Luis Phelipe Andrès”, escolha da comunidade, em homenagem ao engenheiro e professor cuja trajetória foi marcada pela dedicação à cultura e patrimônio do Maranhão. Realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), o Cidadania e Leitura conta patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à cultura, e parceria da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB).

“O Projeto Cidadania e Leitura é uma alternativa que a SAB encontrou para facilitar o acesso de comunidades carentes aos bens culturais, especialmente ao livro, visando a formação de leitores críticos e livres diante do mundo”, explica a coordenadora do projeto, Rosa Maria Lima.

A implantação também inclui oficinas de formação de monitores da comunidade que atuarão nos espaços (Divulgação)

A biblioteca recebeu um acervo de mil livros, além do mobiliário, computadores e softwares. A implantação da unidade inclui ainda a realização de oficinas de formação de monitores da comunidade que atuarão nos espaços.

Na fase inicial, a biblioteca desenvolverá atividades de incentivo à leitura, com múltipla programação cultural e oficinas dirigidas a crianças, jovens, professores e pais.

As atividades de fomento à leitura serão reforçadas pontualmente com utilização do Carro Biblioteca, ação itinerante da Sociedade de Amigos da Biblioteca.

Entre as principais atividades do projeto estão ações voltadas para teatro, música, dança, exposição de livros e concurso de contos e poesia. Além da promoção de oficinas de “Criatividade”, “Organização técnica e dinamização de bibliotecas” e “Confecção de brinquedos ecológicos com materiais reciclados”.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui