O que é que as capitais do Espírito Santo e do Maranhão têm em comum além de serem ilhas e abrigarem patrimônios históricos centenários? É que ambas têm mais de 400 anos de idade e comemoram aniversários no dia 8 de setembro. Vitória completa 466 anos de fundação e São Luís 405.
Vitória – Em Vitória, a data é comemorada em um dos espaços mais tradicionais da cidade: o Parque Moscoso com shows musicais e dança. A cidade, cujo centro histórico é mais antigo do que o de Ouro Preto e São Paulo, por exemplo, já é um presente, e pode ser explorada com visitas monitoradas gratuitas.
São 51 pontos turísticos e culturais entre os quais a Catedral Metropolitana, Igreja do Carmo, Convento de São Francisco e o Theatro Carlos Gomes.
São Luís – São Luís também se preparou para o aniversário com uma programação que inclui espetáculos musicais religiosos e procissão, abraçando o católico, evangélico e religiões de matriz africana.
No sábado (09) e no domingo (10), a festa continua com shows de grupos maranhenses e com a Jardineira Cultural, que vai movimentar a orla da cidade, tombada patrimônio da humanidade em 1997. Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos.
(MTur)