Assembleia entrega Título de Cidadã Maranhense à agrônoma Gisela Introvini

0
175

Homenageada é superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte

A Assembleia Legislativa entregou, nesta quinta-feira (25), o Título de Cidadã Maranhense à engenheira agrônoma Gisela Regina Introvini, natural de Ponta Grossa (PR). A homenageada é superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Corredor de Exportação Norte (Fapcen), sediada em Balsas, no sul do Maranhão.

A condecoração foi sugerida pelo deputado Fábio Braga (Solidariedade), que ao proferir discurso na tribuna, Braga enalteceu o trabalho desenvolvido por ela, dizendo que, profissionalmente, presta serviços relevantes aos maranhenses.

A paranaense é técnica em Agropecuária e Engenharia Agrônoma, formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com especialização na produção de sementes, doenças de sementes e plantas, tecnologia da informação e agronegócio.

Braga salientou que a homenageada atua com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável por meio de trabalhos que visem proporcionar maior visibilidade e valorização territorial aos estados do Maranhão e Piaui. Ele declarou-se honrado em fazer a homenagem à profissional”. “Sinto-me lisonjeado em ter indicado a condecoração pelos relevantes serviços prestados ao Brasil e ao Maranhão”, disse.

Fábio Braga enalteceu Gisela Introvini, dizendo que, profissionalmente, ela presta serviços relevantes aos maranhenses
Fábio Braga enalteceu Gisela Introvini, dizendo que, profissionalmente, ela presta serviços relevantes aos maranhenses (JR Lisboa/Assembleia)
Ainda segundo o deputado, Gisela Regina trabalhou nas grandes cooperativas do Paraná e está em Balsas há 25 anos como superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte “Irineu Alcides Bays” (FAPCEN).
Projeto – Atualmente, Gisela Regina é a presidente da Associação das Mulheres do Agronegócio, uma plataforma feminina que interliga mulheres do agro com as do comércio e universidades. E preside a Comissão Organizadora da maior feira do agronegócio do Maranhão – a Agrobalsas.
Gisela coordenou o projeto de melhoramento genético de cultivares de soja entre a FAPCEN com Embrapa Soja, conduzindo campos experimentais nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins, permitindo, dessa maneira, que a soja pudesse expandir nas regiões de baixas altitudes do Norte e Nordeste do Brasil.
Autora do livro “Semeando a Linha do Equador”, que conta a história da introdução da soja nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, como também sobre a miscigenação de diferentes etnias na região dos cerrados, a engenheira proferiu palestras sobre Agricultura Sustentável no Nordeste do Brasil, em eventos internacionais na França, China, Bélgica, Holanda e em diferentes estados brasileiros.
Após receber o título, Gisela Introvini manifestou gratidão a toda a Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Fábio Braga. “Recebi uma das maiores glórias da minha vida. Aqui externo o meu profundo agradecimento por ser contemplada com esta honraria”.
A sessão solene contou também com a presença do deputado Arnaldo Melo (MDB); do desembargador Ricardo Duailibe; do presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez; do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago; dos secretários municipais Simão Cirineu Dias (Planejamento) e Liviomar Macatrão (Agricultura e Abastecimento), além de diversos familiares, amigos e convidados da homenageada.
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui