Assembleia iniciou ano legislativo com muita vontade de fazer a diferença, diz Iracema Vale

89

Alema não deixará de exercer soberania e independência

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), afirmou, na manhã desta quinta-feira (02), logo após a sessão solene que marcou a abertura do Ano Legislativo da 20ª Legislatura, que ela e os demais parlamentares da Casa iniciaram os trabalhos com muita vontade de fazer a diferença.

“Sinto que há um espírito de luta, pois todos estão ávidos por desempenhar suas ações com muita presteza e competência na busca de resultados positivos em benefício do Maranhão”, frisou a chefe do Parlamento Estadual, na coletiva de imprensa realizada no hall da Alema.

Iracema também destacou a força das mulheres na atual legislatura, enfatizando que são 12 deputadas no total, sendo que cinco delas compõem a Mesa Diretora. “Não é somente a questão do feminismo em si, mas, também, a competência e o potencial de cada uma delas”, frisou.

A parlamentar ressaltou, ainda, a importância da harmonia entre os demais Poderes constituídos e disse que suas primeiras medidas são de cunho administrativo, como compor seu quadro de assessores e buscar conhecer a máquina administrativa da Casa.

Indagada sobre a questão dos municípios maranhenses penalizados com a redução de recursos provenientes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), por conta do censo do IBGE de 2022, que apontou suposta redução populacional, ela afirmou ser esta uma das pautas do Legislativo Estadual.

“Sobre esse assunto, já estamos dialogando com o governador Carlos Brandão e, também, com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, a Famem. Sou uma municipalista convicta e tudo farei para ajudar as cidades maranhenses no que diz respeito às suas demandas”, assegurou.

Diálogo – Um dia após assumir o comando da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada Iracema Vale (PSB) afirmou que o diálogo, a harmonia e o respeito entre os poderes constituídos serão princípios de sua gestão.

Essa sintonia foi defendida por ela na solenidade de abertura do Ano Legislativo da 20ª Legislatura, realizada na manhã desta quinta-feira (02), no Plenário Nagib Haickel.

Ao lado de várias autoridades, Vale discorreu, também, sobre os pontos principais de sua plataforma de trabalho à frente do Legislativo Estadual. “Faremos uma gestão para fortalecer o empreendedorismo e inserir a juventude no mercado de trabalho, visando ao desenvolvimento econômico do Maranhão em todas as áreas”, destacou.

Ela ressaltou, ainda o fortalecimento do municipalismo, cuja ação deverá ser consolidada por meio do diálogo com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). E destacou, também, que a Assembleia começa a escrever uma nova história do Parlamento Estadual maranhense.

“A história desta Casa vem sendo escrita por muitas personalidades, de Benedito Leite a Zuleide Bogéa, e nós também daremos uma contribuição nesse processo”, acrescentou.

Ela encerrou o pronunciamento defendendo a harmonia e a independência entre os poderes dentro do que preconiza a Constituição, mas afirmando que, sob sua gestão, a Alema jamais deixará de exercer sua soberania e  independência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui