Projeto dá nome de João Mohana ao Elevado de São Marcos em São Luís

55

Câmara aprovou projeto dando nome de Haroldo Tavares

AQUILES EMIR

A Assembleia Legislativa do Maranhão deve votar na próxima semana projeto de lei do deputado Ariston que dá ao Elevado de São Marcos, no bairro da Ponta do Farol, em São Luís, o nome de Padre João Mohana. Trata-se de uma homenagem ao centenário de nascimento do famoso sacerdote católico que se notabilizou também pela sua produção literária e sua atuação como educador, orientador espiritual, médico e músico.

Construído na Avenida dos Holandeses, na ligação com a Avenida Litorânea, a altura da Praia de São Marcos, o elevado  nunca teve um nome oficial, daí porque sempre foi chamado de Bacabeirinha, haja vista sua semelhança com outra pista também elevada, construía na BR 135, na cidade de Bacabeira.

O projeto do deputado Ariston já passou pela Comissão de Constituição e Justiça, onde foi feita uma consulta ao departamento jurídico da Alema sobre o poder que o parlamento estadual teria em dar nome a um patrimônio público dentro de uma zona urbana. já que nestes casos caberia à Câmara Municipal tomar a iniciativa, porém como se trata de uma obra estadual feita numa via estadual (já que a Avenida dos Holandeses é a MA 203), cabe à Assembleia, sim, tomar a iniciativa.

O projeto foi lido na sessão da última quarta-feira (19), e tudo indica que deva ser colocado em votação na próxima terça-feira (24).

Polêmica – Caso seja aprovado, o projeto criará uma polêmica, pois em 2024 a Câmara Municipal de São Luís aprovou projeto do vereador Octávio Soeiro dando nome a esse elevado de Prefeito Haroldo Tavares, que é reconhecido como o gestor que melhor pensou a modernização de São Luís.

O projeto foi encaminhado ao Poder Executivo, porém o prefeito Eduardo Braide não sancionou e o devolveu à Câmara, para promulgar ou não. Caso isso ocorra, o elevado poderá passar a ter dois nomes, mas vale lembrar que somente o da Assembleia terá efeito legal.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 9   +   5   =