Associação de Jovens Empresários lança capacitação de alunos de escolas públicas

0
955

A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA) lançou, nesta terça-feira (19), no Centro de Ensino YBacanga ― escola da rede estadual de ensino localizada no bairro do Anjo da Guarda, o projeto “Padrinhos AJE” com o objetivo de custear capacitação intensiva de jovens e adolescentes em temas como empreendedorismo, inovação e transformação social.

Na abertura do curso, membros da entidade apresentaram aos alunos os aspectos gerais do programa, cronograma de aulas e grade curricular, que abrangerá temas como empreendedorismo, autocoaching, design thinking, estratégia do oceano azul (propostas de inovação dentro dos negócios, explorando necessidades não atendidas), cidadania e liderança. Em seguida, foi dado o pontapé inicial na primeira aula, já tratando do tema empreendedorismo.

O projeto de desenvolvimento de educação protagonista será realizado durante 11 dias e é resultado de uma parceria entre a AJE e a Quíron, organização educacional de ensino complementar e participativo dirigida pelo associado Dyego Fernandes. Segundo Fernandes, diferentemente do que ocorre nas escolas de ensino convencional, a intenção do Padrinhos AJE é trabalhar as novas competências para o profissional do século XXI. “Empreendedorismo, que é a capacidade de resolver problemas; pensamento crítico; criatividade, que trabalha muito forte a inovação; o autoconhecimento e a sustentabilidade”, explicou.

Por outro lado, o presidente da AJE, Jurandy Theophilo, comentou a capacitação como parte da política institucional permanente da entidade. “É uma grande satisfação abraçar esse projeto. Nós temos três pilares dentro da instituição, que são capacitação, representatividade e relacionamento. Estamos justamente buscando a capacitação desses jovens enquanto protagonistas”, destacou.

Estudante do nono ano do ensino fundamental, Aline Gomes afirmou ter boas perspectivas para o curso. “Eu acho que esse projeto é uma oportunidade de vida para nós crescermos futuramente, termos em mente o que a gente quer ser um dia na vida e é um projeto que eu quis muito participar porque é uma oportunidade de crescer para mim, porque eu quero ser alguém na vida, quero ajudar meus pais. E eu acho que é uma oportunidade muito grande para todos nós estudantes que estamos aqui hoje”, comentou a adolescente de 15 anos que pretende ser advogada.

Como funciona – Associados da AJE vão custear 30 vagas para alunos do Centro de Ensino YBacanga, enquanto a Quíron vai ceder cinco bolsas de estudo adicionais. Como contrapartida, os padrinhos e madrinhas irão receber relatórios do desempenho dos seus afilhados, assim como cópias dos testes realizados por eles durante o programa. Os associados também participarão como mentores dos jovens em seus projetos finais, trabalhos que terão propostas de soluções para determinadas problemáticas sociais.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação