Associação dos Criadores vai levar Expoema 2017 para o parque de exposição de Bacabal

0
4831

AQUILES EMIR

A Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem) pretende voltar a realizar, a partir deste ano, a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que foi suspensa em 2016 por conta da devolução do Parque Independência ao Governo do Estado, e a opção vai ser montá-la no interior, provavelmente em Bacabal, mas há uma pendência a resolver: a exemplo de São Luís, o parque de exposição, que pertence ao Estado, foi cedido em regime de comodato à Associação dos Criadores do Mearim, presidida pelo prefeito José Vieira, que dificulta sua devolução. Caso não consiga este espaço, restarão como alternativas o Espaço Leilo Norte e o parque de Vaquejada Macedão, em Caxuxa, a trinta quilômetros da cidade.

Segundo o presidente da Ascem, Ivaldeci Mendonça, o primeiro encontro com o governador Flávio Dino (PCdoB) com vista a reativar a Expoema, sexta-feira (10), foi bastante produtivo, pois ficou acertado o apoio do Estado na montagem, divulgação e realização do evento. O anúncio oficial deverá ser feito em março, quando será lançado o Pró-Genética, programa que a Ascem pretende desenvolver no Maranhão, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e apoio do Governo do Estado, com vistas à melhoria genética do rebanho bovino.

De acordo com Ivaldeci Mendonça, é provável que a Expoema tenha um caráter itinerante até que a Ascem adquira uma área própria para voltar a realizá-la em São Luís. Ele diz ter entendimentos com as prefeituras de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa para que um terreno  num desses municípios ou mesmo numa área que envolva os territórios dos três seja adaptado para ser o palco da exposição.

No que diz respeito ao Parque Independência, Mendonça diz que para ele isto é página virada, ou seja, o governo reassumiu o imóvel e já definiu o que pretende fazer na área, um conjunto habitacional, não havendo, portanto, nenhum interesse da entidade de cair num desgaste com processos judiciais para reavê-lo. Semana passada, um grupo de moradores dos bairros no entorno do parque iniciaram uma coleta de assinaturas para que no terreno não sejam construídas moradias para servidores públicos, mas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ivaldeci Mendonça diz que a Expoema em Bacabal vai dar bons resultados aos expositores

Expoema – O presidente da Associação dos Criadores está convencido de que a Expoema em Bacabal será um sucesso, mesmo a cidade não tendo as mesmas estruturas de São Luís para transporte aéreo, serviços de hotelaria e gastronomia e até mesmo frota de táxi e outros transportes alternativos para deslocamento dos expositores e visitantes. Para ele, como Bacabal fica próxima de várias fazendas e cidades com tradição pecuária, muita gente vai poder passar o dia na exposição e retornar às suas casas à noite para voltar somente no dia seguinte.

Contribui para isto, a programação que pretende elaborar, com caráter mais técnico, isto é, durante o dia, comercialização de animais, máquinas, equipamentos, insumos etc, além de realização de cursos, seminários e palestras, ficando reservados para a noite, além dos leilões, os eventos de lazer: shows (que deverão ser apenas dois), disputas de tambor e baliza e outros esportes equestres, bem como confraternização dos expositores em seus próprios estandes.

O otimismo de Ivaldeci Mendonça com o novo formato da Expoema é tão grande que ele aposta numa movimentação de dinheiro superior ao que era verificado nos eventos da capital. A posição geográfica estratégica de Bacabal, que facilita a vinda até de expositores e visitantes do Piauí, Tocantins e Pará, bem como de diversas regiões do estado (Baixada, Pindaré, Cocais e Tocantina), possibilita realização de negócios em várias áreas. “Posso garantir que será, se não a maior, uma das maiores expoemas de todos os tempos”, aposta, acrescentando que já iniciou contatos com bancos, promotores de shows e outros possíveis parceiros.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação