Até rato em decomposição é encontrado em loja do Mateus parcialmente interditada em São Luís

54446

Irregularidades encontradas na filial do João Paulo 

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) segue fortalecendo as ações de fiscalização em supermercados. Nesta sexta-feira (07) o órgão esteve em uma unidade do Mateus, no bairro João Paulo, em São Luís, onde identificou diversas irregularidades e autuou o estabelecimento.

Durante a fiscalização do supermercado foram identificadas várias irregularidades. A equipe constatou a presença de lixo, embalagens abertas, sujeira e restos de alimentos junto aos produtos expostos para comercialização.

No local, foi encontrado até mesmo um rato em decomposição. Devido aos problemas, a equipe do Procon interditou os setores 18 e 19 do estabelecimento.

O prazo para a regularização do local é de 30 dias. Enquanto isso, os produtos dos setores interditados só poderão voltar a ser comercializados diante de laudo técnico de profissional habilitado confirmando que estão aptos para consumo.

A desinterdição será feita pelo Procon após nova fiscalização no local e confirmação da resolução de todas as irregularidades relatadas.

Conforme a presidente do Procon/MA, Karen Barros, as ações de fiscalização em supermercados são frequentes e rígidas.

“O trabalho de fiscalização em supermercados é primordial para assegurar a saúde e segurança dos consumidores. Nenhuma irregularidade é tolerada, sempre que houver infrações aos protocolos sanitários ou violação dos direitos do consumidor, penalidades serão aplicadas”, afirmou.

O Procon orienta que, caso os cidadãos tenham seus direitos de consumo desrespeitados, devem formalizar denúncia pelo site www.procon.ma.gov.br ou pelo aplicativo Viva Procon.

68 COMENTÁRIOS

  1. Eu quero dizer, que a culpa é do Gerente da loja, pois ele tem um quadro de 200 colaboradores, tem Sub Gerente, tem encarregados e tem seu superior o chamado Gerente Regional e seus diretores de alta patente. Acontece que lhe dão ” cargo de confiança ” fictício, e tenho plena certeza que este Gerente estão sofrendo as pressões pela falta de envolvimento destas demais pessoas citados e agora sendo responsabilizado por tudo. Nunca será reconhecido por seu papel, lamentável isso tudo e olha que nem conheço este Gerente mas o defendo com toda certeza existem mais culpados nesta ocorrência.

  2. infelizmente estamos diante de uma coisa que temporariamente vai ser interditada mais e os outras lojas que é uma nojeira vi muitas pessoas colocando a culpa nos funcionários mais os pobres sofrem demais são precionadas infelizmente não tem o que fazer ganham pouco são humilhados muitos com doenças psicológicas sem nenhum acompanhamento por parte da empresa e ainda manda o funcionário doente assim mesmo falta justiça em nosso país infelizmente o dinheiro manda muito

  3. Aqui nas lojas de Balsas, é comum vermos aquela baratinha da peste. E nas rações, em todas as lojas Mateus-Balsas, tem sacos furados por ratos. Digo o que eu vejo.

  4. Existe uma filial do Matheus em São José de Ribamar -MA, chamado Camino, é da mesma forma, qualidade duvidosa e alguns funcionários com má vontade sem empatia.

  5. Pior que não é só o do João Paulo não, praticamente tidas as lojas. Mas sabe porque isso? Falta de fiscalização, o poder público ao qual pagamos um dos impostos mais caros do pais ! Enquanto isso o empresário não pode ter perca com seus produtos, frutas e verduras estragadas , jogam tudo na gôndolas sem o mínimo de igiene, e nós compramos, escolhendo os melhores entre os podres! E não é só o Supermercado Mateus. o Assai tbm tá na mesma modinha, semana passada as ameixas estavam horríveis sem falar nas moscas, está fazendo nojo. Conclusão FALTA DE FISCALIZAÇÃO…… Fica minha opinião….. Que deus tenha misericórdia de nós!!

  6. realmente nunca vi tanta falta de higiene em um estabelecimento estive no Mateus do sta Cruz,em janeiro de 24 estava a passeio em São Luís inclusive fiz uma reclamação me deparei com a desorganização do mesmo desde a entrada até o atendimento final.

  7. Ninguém é obrigado a fazer suas compras no Matheus, a concorrência é livre, como é livre o seu direito de comprar aonde quiser, se vc está comprando no Matheus, algum benefício vc está tendo, direito a reclamar todos nós temos, só não temos o direito de chamar de “Câncer” uma empresa que gera milhares de empregos direto, e milhões indiretos.

    • acho que vc não sabe o que fala trabalhe nessa empresa pra vc como funcionários adoecem de tanta pressão e aceitam por não ter pra onde ir pq infelizmente nossos políticos criaram uma lei que beneficia ele então se vc não sabe o que passa é melhor ficar caladinho e não sai escrevendo besteira

    • FALOU PARENTE!!!
      A PASSADA DE PANO FOI FEDERAL!
      TEM GENTE QUE NAO PODE VER UMA VERGONHA QUE QUER PASSAR.

      AQUI EM BELÉM NÃO É DIFERENTE… QUE O PROPRIETÁRIO DAS LOJAS TIREM ESSES GERENTES MEIA SOLA, PREGUIÇOSOS E PONHA ALGUÉM COMPETENTE QUE TENHA COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO CONSUMIDORA…
      ESSE NEGÓCIO QUE TA TENDO BENEFÍCIO EM COMPRAR NO MATEUS NÃO COLA…
      PORQUE TUDO NO MATEUS É CARO…
      ENTENDEU?

    • José Fernandes a empresa existe entendo q no momento em q se coloca no mercado existe a questão social q sem ela o comércio deixa de existir ,mas ñ esqueça nunca o objetivo final q é servir a população dando o seu melhor .Entendo q se uma empresa se coloca no mercado é porq tem condições para tal.Portanto nós consumifores pagamos horrores p levar para nossa casa um produto de melhor qualidade .É uma via de mão dupla. Não pago caro p comer alimentos contaminados .A população do Maranhão NÃO precisa comer no mesmo ambiente que ratos e baratas. Ou o dono do Mateus e funcionários acham que merecemos como ‘ ‘pagamento “por tê- lo enricado ? !

  8. Aqui no Mateus o desrespeito com o consumidor e gritante nos preços com a carestia e outras coisas que faltam fiscalização pública de quase tudo. Desde o início tudo foi nas carreiras para inaugurar ( uns 3 meses) com festa e de lá para cá eu já vi baratinha ( francesinha) de noite numa prateleira quando ir tirar uma lata de leite e elas são difíceis de erradicar. Daqui a pouco elas estarão subindo também para o restaurante com garfo e talher para comer no prato do cliente. A rampa de acesso de entrada e saída dos pedestres são juntas com os carros em risco de atropelamento. São sem separação de mureta de concreto de proteção para moradores e visitantes que vão comprar. a pés. Os juizes de negócios difusos deveriam ir lá e constatar isso e dá uma multa pesada no Mateus do Renascença por esse discado sem dá prazo. agora mesmo depois de três anos e está mexendo em. trocar a cobertura do BB estacionamento no período de chuva e sem pressa para começar. E um absurdo tudo isso!

  9. infelizmente é escasso a falta de mão de obra comprometida,,se cada colaborador exercesse sua obrigação com responsabilidade não haveria a desordem,,, infelizmente mtos qdo estão desempregados,,querem um emprego não pra exercer a função como deve,mas sim pode garantir seu salário no final do mês,,,responsabilizo sim cada funcionário q não exerce sua função como deve

  10. Tudo que foi dito em todos os comentários acontece no Mateus de Parnaíba, PI. O mais grave são as carnes e peixes já deterioradas que são colocadas para a venda.
    E aqui não tem vigilância sanitária.
    Conclusão: o Mateus ganha dinheiro passando as pessoas para trás.
    Alô MPF está na hora de defender os cidadãos de empresários desonestos.

  11. gente esses trabalhadores trabalham como escravos não têm folga certa, trabalham sopre pressão, salários baixos cargas de trabalho enormes, os trabalhadores nem adoecer podem, imagina ter que trabalhar horas extras mais não tem direito à receber por elas. sem contar que é muito trabalho para poucos funcionários,e não pode reclamar.

  12. o Mateus é péssimo quando se refere a alimentos perecíveis além de enganar nos preços colocam um valor quando chega no cx é outro tem muita mosca no setor de Hortfrut e nos açougues o de pinheiro isso é uma constante e ainda colocam funcionários com má vontade e é um absurdo us preços o Maciel faz falta….kkkkkkk

    • Carlos Alberto e como faz falta !!!! Estou vendo agora acontencendo o que lá atrás eu já previa ! senti muito uma empresa como o S.Mercado Maciel ter saído do mercado sem nenhum apoio financeiro por parte do poder público! Ñ sei o real motivo q ocasionou o fechamento do mesmo ,mas até hoje lamento porq tínhamos a opção de escolha ,coisa que hoje não acontece.!! Apelamos sim aos órgãos públicos, que se manifestem com ações sériaz para evitar que a população venha a sofrer tamanho descaso por parte do mercado Mateus .

  13. Boa tarde!
    melhor fiscalização é a do próprio consumidor, nós somos clientes qdo indentificar qualquer irregularidade é reclamar ir até a gerência que eles vão tomar providências,mas ser convivente com a sujeira,comida estragada , frutas e ficar calado aí é impossível acontecer um melhor atendimento

  14. sabe oq é isso , eles pagam mal o seus cooperadores( fucionarios ) e exigir muito dos seus funcionários, são mal remunerados, os funcionários do grupo Mateus, eles só ver os lados deles , pq eu tenho certeza q esses funcionários qndo consegui uma vaga melhor com uma remuneração beim melhor, eles não pensam duas vezes pra sair do Mateus

  15. O pior Mateus é o da COHAB, é triste mesmo vc ver de perto a desigualdade social, onde vc vai no Mateus da Cohama e Renascença é tudo do bom e do melhor, tudo limpo. Por incrível q pareça até as frutas de lá são de cores diferentes. Agora vão lá no Mateus da COHAB pra ver o tanto de baratas, e o local onde colocam as frutas cheios de moscas, tudo sujo e nojento, vão lá comprar peixe pra ver os peixes estragados. Parece q eles pegam os restos do Mateus da Cohama e levam pra COHAB, pq as batatas são estragadas, as cebolas tudo podre e fedidas. Falta de respeito com a gente.

    • Precisamos nos indignar com tamanha barbaridade p cortar esse mal pela raiz !! É indigno pagar para. ter alimentos estragados em nossa mesa !! Vamos fazer usso aki e denunciar a quem de fati tem o poder de solução para cortar o mak peka RAIZ.

  16. Se vierem no Mateus do cohatrac vai acontecer interdição na certa. Não culpo funcionário , mania nossa de culpar trabalhador. Mateus tem que cuidar dos seus processos e garantir a qualidade minimamente sobre o que comercializa, monitorar sobre o que apresenta só seu público. Formação valoração do trabalho e das pessoas garantem resultados.

  17. Acredito que não podemos julgar uma instituição grande igual ao Mateus por pequenos erros provocado pela falta de cumprimento de suas obrigações e temos que confiar que estas não conformidade encontradas não fazem parte do código de ética da empresa ,vamos aguardar os relatos antes de julgar ,acredito muito na conduta e transparência desta empresa,

  18. Infelizmente os funcionários não devem estar seguindo as normas da vigilância sanitaria, hoje as pessoas estão trabalhando apenas pelo dinheiro, vejo muitos funcionários conversando como se tivessem numa praça, não são todos, mas uma grande parte não tem responsabilidade, e são zangados quando o cliente reclama alguma coisa.Aqui no Cohatrac temos 2 Mateus, as máquinas de olhar os preços quase não funcionam, dia de quarta feira às promoções, encontramos produtos de má qualidade, sem contar com funcionários repondo mercadorias sem respeitar os clientes e muitos produtos anunciados nos encarte ou via watsap que não tem na loja…outra coisa que sempre reclamo é do som muito alto, atrapalha a concentração pra fazer as compras, as vezes na sexta feira tem até música ao vivo, aí fico pensando “será que vim para um show? Falta de respeito com idosos, crianças e autistas, outro dia teve uma senhora idosa que foi roubada, levaram a sacola dela com documentos e dinheiro, além de escolher os produtos, ir na maquininha conferir preço e aturar o barulho alto do som dentro da loja.Fica aqui a minha queixa, espero que o Procon e os órgãos competentes tirem um tempinho para visitar os supermercados e outros comércios de São Luís, muitas reclamações dos clientes e quanto aos ratos, baratas, creio que a prefeitura precisa limpar os lixoes espalhados por toda São Luís e colocarem câmeras e multar os infratores e mau educados porque fica difícil os supermercados controlarem esses bichos se não tiver ajuda das pessoas e prefeitura.

    .

    • Som alto é comum. Sempre falo para o funcionário que está no caixa, que no local está parecendo uma feira. Cada um fala mais alto, para poder vender.
      Normalmente as lojas do Mateus e ainda tem um anunciante com microfone, que fica percorre os setores, tentando promover os produtos, mas o som não deixa de tocar. Ainda tem o som que alguns clientes estão testando os produtos.
      Muitos problemas nesses supermercado Mateus, entre eles o pior que é de colocar estrado cheio de mercadorias nos corredores, que são estreitos.
      Há alguns problemas do supermercado em colocar pessoas com experiência nos Caixa Rápido, que acabam não sendo rápido e de pessoas que gostam de se dar bem, indo para esse tipo de Caixa, com mais de 10 produtos. Acho que a loja deveria ser mais rígida nesse aspecto.
      Isso é para ser bastante resumido.

  19. Sou maranhense, mas moro em Petrolina e deixei de comprar no Mateus daqui de Petrolina, devido a quantidade de itens com preços divergentes que sempre encontrava,parece uma loja sem dono,vc não nenhuma liderança na loja para poder reclamar, todos com um bumbum sentados nas gerência.

    • dia desses eu estava na loja do João Paulo, na padaria pegando um salgado, quando caíram umas lascas tipo ferrugem do teto, eu olhei pra cima nem sei o q pensei, então um funcionário passando perto disse: sai daí moça, isso ainda vai cair, só se preocupam em abrir loja nova, e nunca em reformar as antigas. acho q ele tem razão..

  20. li os comentários acima, sobre preços discordantes nas gôndolas e ratos, infelizmente essas situações são recorrentes (preços discordantes é praxe e ratos … eventualmente); há uns 15 anos reclamei ao gerente da filial da COHAB sobre uma família de ratos morando na prateleira de mercadorias, ele respondeu: “estamos criando”.

  21. se fosse um comércio/empresário com pouco dinheiro iriam fechar o local …mas como é o Matheus fecharm metade do corredor….
    PROCON PASSANDO A MAO NO DONO DO MATHEUS E POR MUITO MENOS FRCHARAM SUPERMERCADO MACIEL
    HJ O POVO MARANHENSE ESTA A MERCÊ DE UMA UNICA EMPRESA SO AQUI NO MEU BAIRRO TEM 3 MATHEUS

  22. Parece piada…. então os ratos só transitam pelos setores 18 e 19? Oi PROCON, oi Vigilância Sanitária, vcs ja deram uma olhadinha na câmara fria? Tem que interditar a loja toda. Mas o tal do poder econômico…..

  23. Li muitos comentários sobre a rede Mateus, e a mais recorrente é sobre o preço das gôndolas, divergentes do valor no caixa. Isso é um absurdo! Muita gente enganada! socorro, Procon!!!

  24. Parte Interditada?? Procon deveria interditar era todo e todos. Jardim Tropical, Socorro!! Parece que só os restos vão pra lá. E os preços os mesmos. Aff

  25. Infelizmente isso acontece em todos os Mateus,o do Cohatrac IV é um nojo a parte do açougue,fede horrores,os congeladores também fedem,o PROCON tem que ir em todos… há muita sujeira em todos eles.

    • o problema é que se os funcionários fizessem o serviço deles isso não a ontecia a gente chega lá e em todos os mateudcom ex cecao da vohama .mais cajazeiras e os outros eles se entoam lá no deposiro e ficam governando ou então em grupo as verduras caindo no cHAO e eles conversando num cantinho e de gerente a subordinado .
      OUTRO dia um bem moreninho funcionario lá na cohama estava comentando que não sabia porque as pessoas ainda compram carne e peixe ele fica na peixaria e bem conhecido só fica criticando e falando mal

  26. Eles falavam e perseguiam tanto o SUPERMERCADO MENEZES NO MAIOBÃO, E AGORA ESTÃO DE OLHO NO ASSAÍ PARA VÊ SE LÁ TEM ALGUMA IRREGULARIDADE. Agora chegou na porta deles né? pois é, então nós como consumidores temos que ficar de olho mesmo, somos os consumidores que mais compram nessa rede Mateus. vamos fazer valer o nosso direito. todas as lojas do grupo Mateus tem que passar por fiscalização principalmente nos preços que a gente vê um preço e quando vamos passar no caixa é outro preço absurdo. procurem é trabalhar direito com higiene.

    • quando vc achar discordância entre o preço da gôndola e do caixa vc tem direito ao desconto e TB de levar outro produto grátis , é lei e está exposta geralmente atrás dos monitores dos caixa.

  27. As autoridades sanitárias e PROCON, deveriam fazer também uma visitinha no mercado municipal da Libertade. Aquele mercado deveria ser interditado por questões de saúde pública. Uma imundice, É cachorro, gato, rato sujeira, mal cheiro. E ainda tem gente comprando naquela imundice. Um desrespeito à saúde do cidadão.

  28. A, autoridade do Procon-MA, diante do grupo Mateus ®, é pequena tanto quanto as parcelas de áreas interditadas pela instituição.
    O, grupo Mateus ®, tem o privilégio no meio do judiciário do Estado, em encontrar por mais ínfima partícula de uma falha em lotes e terrenos entorno de seus empreendimentos que supostamente pode ser que no futuro sejam adquiridos pela sua concorrente, que, sempre quando a concorrência anuncia um novo empreendimento, o judiciário chega mais atrás e embarga e, fica sub judice uma eternidade, em relação ao Mix Mateus ®, unidade do bairro João Paulo, é uma desses tipos de casos, vejamos, que, o seu principal concorrente, comprou o terreno naquela localidade próximo ao seu gigante da São Marçal, mais precisamente ao lado da feira do João Paulo, local de entreposto de abastecimento de outras feiras, vulgo, ” Mãe das feiras”. por trás da feira do João Paulo, precisamente de fundo do lote de propriedade do asssai supermercado, há um lixão a céu aberto, escandaloso, e aonde tem lixo a céu aberto, logicamente que tem a manifestação e proliferação de roedores, vetores que não são poucos, a travessia e a rua São Sebastião, também por trás do Mix Mateus ®, esssa que era pra ser interditadas com o mais , alto nível de urgência e emergência, é uma rua sem saída em desnível, que quando chove nesse período, a rua é transformada em uma piscina pública permanente de, ratos, baratas e mosquitos e seus penduricalhos de inúmeros vetores transmissores de doenças tropicais! Essa interdição bem aí, é o, ” poncius Pilatos”, do a minha parte eu já fiz,o resto fica com vocês! ao invés de chegar representando o Estado que somos nós trabalhadores brasileiros, Não! prefere ser conivente com a proliferação de doenças, que os produtos comercializados oferece pra seus consumidores, enquanto isso o Pix, tá caindo e o povo se lascando de trabalhar pra comprar alimentos estragados e caro!
    infelizmente é essa a realidade nessa cidade e é assim que funciona fi nesse modelo

    • infelizmente e o país que vivemos
      a vigilância foi empurrada pela população a fazer essa atuação e ainda assim fez parcial para não prejudicar o empresário
      a população teve que implorar enviar vídeos e vários para poder ser ouvido e a vigilância ao fazer essa pequena participação e pronto
      em atingir mais nenhum outro estabelecimento do mateus
      como o João paulo e periferia. o s cliente de lá não tem voz .não tem uma fruta decente como tem cohama
      não tem direito a levar a carne e o peixe como queria maior humilhação se passa através do atendimento daqueles funcionários do frigorífico e peixaria
      os clientes do João paulo levam de qualquer jeito por que são pobre e não podem adquirir um atendimento digno .como os cliente do mareus cohama recebem , infelizmente precisamos comprar euparticulamente deixei de comprar mais no mateis
      mais infelizment ainda compro .

  29. toda semana tem publicações em redes sociais de alterações nessas lojas do Mateus.
    É carne com larvas,com pus(tipo tumores)arroz com besouros,feijão com gorgulhos.
    E o pão de forma,sempre faltando 3 dias pra vencer. Absurdo total.

    • um dia desse passei na loja das cajazeiras o peito de frango podre , aqueles que eles vendem agranel, mostrei para o locutor, e pedir a ele que chamace os responsáveis por aquele setor e retirasse aquelas coisas podre dali.

      • o pescado do mix Mateus da curva do noventa e de péssima qualidade eu estava comprando o peixe e observei que estava podre inadequado para o consumo eu falei para o funcionário da peixaria retirar o peixe que estava podre com as escamas saindo facilmente

  30. Deviam interditar a loja toda , eu mesma já tive a infeliz oportunidade de entrar na loja às 7:30 da manhã e ser surpreendida por um rato se debatendo em um dos corredores desta loja, o Mateus do João Paulo.

  31. parabéns ao Procon tem que fazer mesmo essas vitórias é baratas andando entre a gente e moscas muitas vezes tá até dentro onde fica os pães , muita sujeira ninguém merece

  32. só questão de higiene e pra ter fechado e feito uma limpeza geral porque são todos os setores os caixas vc não sabe ser olha passa a mercadoria ou as baratas

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui