Atuação Vale em Açailândia movimenta economia e beneficia o social com investimentos em educação e saúde

0
490

Projetos financiados pela Vale nos últimos três anos incluem a reforma de escolas, hospital municipal e um Hospital de Campanha

Considerado um dos municípios de grande importância para a economia do Maranhão e para as operações da Vale, Açailândia é onde a mineradora mantém projetos sociais e parcerias que ajudam a melhorar a qualidade de vida das comunidades vizinhas à ferrovia. No município, a empresa mantém uma base de operação e manutenção ferroviária, além de um entreposto de venda de minério de ferro, produto base na cadeia do ferro-gusa produzido na região.

Nos últimos três anos, além dos investimentos realizados em parceria com as Associações de Moradores voltados à geração de renda com a produção de hortaliças, mel, avicultura, e corte e costura, a Vale financiou projetos importantes nas áreas de Educação, Saúde e Infraestrutura, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), responsável pela interveniência dos projetos junto à empresa.

Em parceria com a Vale, a Prefeitura realizou a reforma e ampliação das escolas públicas Fernando Rodrigues de Sousa e Joviana Silva Farias, na Vila Idelmar, beneficiando diretamente quase 1.500 alunos; adquiriu duas ambulâncias para reforço no atendimento a pacientes da rede pública municipal de saúde; e ainda dois veículos para apoio ao Programa Saúde da Família.

Outro investimento com grande alcance social foi o financiamento da obra de reforma do Hospital Municipal (SESP) concluída em 2019 e que atende a cerca de 100 mil pacientes por ano.

Em maio deste ano, como forma de ajudar no combate à pandemia da Covid-19 no estado do Maranhão, a Vale – em parceria com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado do Maranhão – construiu em Açailândia um Hospital de Campanha com capacidade para 60 leitos, incluindo 7 com suporte de UTI.

Além do hospital, a empresa doou ao município Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e testes rápidos de detecção da Covid-19.

Geração de impostos – A operação da Vale também contribuiu para movimentar a economia com a geração de impostos, empregos (diretos e indiretos) e compras locais.

No primeiro semestre deste ano, foram mais de 2,2 milhões de reais recolhidos à Prefeitura em Imposto Sobre Serviços (ISS). Esse valor ajuda o município a investir na melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem aqui.

No que se refere a empregos, a Vale mantém atualmente 718 empregos diretos em Açailândia, além de dar oportunidade para estudantes realizarem estágios em nível técnico e superior.

Royalties da mineração – Outro recurso que contribui para o desenvolvimento do município refere-se à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Com a mudança na lei federal que regulamenta distribuição do imposto, os municípios influenciados pela infraestrutura logística da mineração (ferrovias, dutos e portos) também passaram a ser contemplados. 

Os valores são repassados pela Vale à Agência Nacional de Mineração (ANM), que é responsável pela distribuição dos recursos aos municípios conforme cálculo previsto na nova lei. Para saber mais sobre a distribuição dos royalties, acesse o site da ANM.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação