
Saúde, violência e pobreza também são ameaças
De acordo com a pesquisa “What Worries The World?”, realizada mensalmente pela Ipsos, o percentual de brasileiros que se preocupam com ameaças ao meio ambiente, em outubro, aumentou 5 p.p em relação ao mês anterior, chegando a 15%. Já o percentual de brasileiros que se preocupam com mudanças climáticas aumentou 7 p.p em relação a setembro, atingindo 17% – um dos maiores índices de preocupação com este tema na série histórica.
“É inegável que o brasileiro tem sentido na pele os reflexos destes problemas”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos.
“Recordes de altas temperaturas no fim do inverno e agora, novamente, nesta semana; oscilações térmicas que chegam a bater variações de 20° de um dia para outro; a seca dos rios Amazonas e Negro, que atingiram o menor volume de água da história e já afetam 633 mil pessoas na região… Tudo isso deixa claro que o tema está sendo cada vez mais impactando a vida da população e sendo encarado com a preocupação que merece”, acrescenta.
Apesar deste aumento da preocupação com as mudanças climáticas e com o meio ambiente, ainda existem outros temas que são mais preocupantes para os brasileiros. A pobreza/desigualdade é a maior apreensão dos brasileiros, com 43% das menções, seguida por Crime/Violência, citada por 39%. A Saúde também está entre as principais apreensões, com 34% – a soma dos números ultrapassa 100%, pois cada entrevistado por citar suas três maiores preocupações.
A pesquisa “What Worries The World?” é um monitoramento mensal da Ipsos e foi realizado entre os dias 22 de setembro e 6 de outubro de 2023, com 1.000 brasileiros com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Sobre a pesquisa – O levantamento do Ipsos é realizado mensalmente por meio de um painel on-line aplicado a 20.570 pessoas de 29 países. No Brasil, foram cerca de mil respondentes entre 16 e 74 anos. O Ipsos pondera que, no país, a amostra não corresponde necessariamente a um retrato da população geral, mas sim a uma parcela “mais conectada” dos brasileiros: mais concentrada em centros urbanos, com maior poder aquisitivo e nível educacional mais elevado que a média nacional.
Sobre a Ipsos – A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública.
Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo.