Bahia, Botafogo da Paraíba, Sport, Confiança, Ceará, Vitória e Santa Cruz vão às quartas de final da Copa Nordeste

0
167
De pênalti, Vinícius marcou o único gol no Barradão e garantiu o Vozão nas quartas da Copa do Nordeste (Felipe Santos/cearasc.com)

Com a realização dos últimos jogos da última rodada da primeira fase, nesta quarta-feira (22), a Copa do Nordeste 2020 conheceu todos os classificados para as quartas de final. Além do Fortaleza, que entrou em campo na última terça-feira (21), Bahia, Botafogo-PB, Sport, Confiança, Ceará, Vitória e Santa Cruz seguem na briga pela taça do Nordestão. Em decorrência da pandemia de Covid-19, cada jogo da rodada seguiu um rigoroso protocolo de segurança e saúde implementado pela CBF. Confira os detalhes das partidas:

O Ceará desceu em vantagem para o intervalo. Mas o gol foi suado. Melhor no período, o Vozão teve pênalti aos 28 minutos, quando Ewerton Páscoa agarrou Cléber dentro da área. Mas, na cobrança Ricardinho parou na defesa do goleiro Victor Souza. Mas o Ceará teria outra chance de abrir o placar, novamente na marca da cal. Aos 40, Lucas Mendes derrubou Rick dentro da área. Vinícius bateu forte, no canto superior do goleiro e fez 1 a 0 para o Alvinegro. No segundo tempo o Galo até tentou assustar o Vozão. Mas, já na parte final, quem chegou a mais um gol foi o Ceará. Bergson recebeu passe com precisão de Lima, apareceu na cara do gol e tocou na saída do goleiro Victor Souza: 2 a 0. Antes do apito final, aos 48, João Carlos aproveitou vacilo da defesa do Vozão e fez o único gol do CRB no duelo.

Com o resultado, o Ceará fecha a primeira fase na vice-liderança do Grupo B, com 14 pontos. Já a equipe alagoana fechou sua participação no Nordestão 2020 na sexta posição do Grupo A, com oito pontos.

Santa Cruz venceu o River-PI por 1 a 0 e também garantiu vaga nas quartas de final do Nordestão
Santa Cruz venceu o River e também garantiu vaga nas quartas de final (rafaelmelofoto / Santa Cruz)

River 0 x 1 Santa Cruz – No Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, o Santa Cruz foi quem pulou na frente. Na marca dos 22 minutos da etapa inicial, Paulinho mandou um foguete de fora da área, acertou o canto esquerdo do goleiro Mondragon e, de quebra, furou a rede. E para piorar a vida do River-PI na etapa final, o volante Guto recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso da partida, deixado o Galo Carijó com um jogador a menos. Mas, no fim, o Santinha segurou o placar e garantiu o resultado que o levou para as quartas de final da Copa do Nordeste.

Com o triunfo, o Santa Cruz avança em quarto lugar no Grupo B, com 13 somados. Já o River-PI terminou na última colocação do Grupo A, com quatro pontos.

Bahia bateu o Náutico no Pituaçu e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste
Bahia bateu o Náutico e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste (Felipe Oliveira / EC Bahia)

Bahia 4 x 1 Náutico – No Estádio de Pituaçu, em Salvador, o já classificado Bahia abriu dois de vantagem logo no primeiro tempo. Aos três minutos, Élber arriscou de longe e acertou o ângulo esquerdo de Jerfferson. Um golaço! Mais tarde, na marca dos 26, Rodriguinho ficou com a bola após pressão do Tricolor, avançou, tabelou com Flávio e soltou a bomba para o fundo da rede. Na volta para o segundo tempo o Náutico diminuiu o prejuízo logo no primeiro minuto: após Flávio derrubar Jorge Henrique dentro da área, Kieza cobrou pênalti colocando e abriu o placar para o Timbu. Acontece que o Bahia foi rápido, e fez o terceiro. Aos 12, Juninho Capixaba cruzou na medida para Fernandão marcar: 3 a 1. Com fome de gols e em busca da classificação em primeiro no grupo, o Tricolor chegou ao quarto gol. Aos 31, Nino Paraíba arrancou lá atrás do campo de defesa, invadiu a área do Náutico e chutou forte para superar Jefferson.

Com a goleada, o Bahia avançou na vice-liderança do Grupo A, com 17 pontos. O Náutico, por sua vez, não conseguiu avançar de fase e fechou sua participação no Nordestão na quinta colocação do Grupo B, com cinco pontos.

Após empatarem em 1 a 1, Sport e Confiança-SE se classificaram para a próxima fase do Nordestão
Após empatarem em 1 a 1, Sport e Confiança se classificaram para a próxima fase ( Jhony Pinho/AGIF)

Sport 1 x 1 Confiança
O duelo demorou a engrenar na Arena Cajueiro. A primeira boa chance da partida saiu já na marca dos 20 minutos. Jonatan Gómez quase abriu o placar para o Sport, mas parou em boa defesa de Rafael Santos. A resposta do Confiança veio aos 29. Moritz ficou de frente para meta rubro-negra, chutou bonito e dessa vez Maílson foi quem brilhou debaixo das traves para salvar o Leão. Minutos antes do intervalo, Moritz teve mais uma oportunidade, mas mandou para fora. No segundo tempo o cenário do jogo se manteve. Até que, aos 28, após grande jogada de Jonatan Gómez, Marquinhos finalizou direto para o fundo das redes colocando o Sport em vantagem. Nos últimos minutos do duelo, Nirley aproveitou uma bola alçada na área para igualar o marcador: 1 a 1 e fim de jogo.

Com a igualdade, Sport e Confiança carimbaram a vaga para as quartas de final. O Rubro-Negro pernambucano terminou a primeira fase na quarta posição do Grupo A, com dez pontos somados. Já o Dragão avançou para o mata-mata como líder do Grupo B, com 14 pontos. 

Com empate em 1 a 1 no Joia da Princesa, Vitória e Botafogo-PB também confirmaram presença nas quartas do Nordestão
Com empate em 1 a 1, Vitória e Botafogo confirmam presença nas quartas do Nordestão
(Pietro Carpi/Vitória)

Botafogo-PB 1 x 1 Vitória
Botafogo-PB e Vitória entraram em campo de olho na classificação para as quartas de final. No Joia da Princesa, o Leão comandou os primeiros minutos de jogo. Aos seis, Alisson Farias soltou um foguete rente à meta paraibana. Logo na sequência, Thiago Carleto cruzou na cabeça de Jordy Caicedo que deu um toque sutil para fazer 1 a 0, aos nove. O Rubro-Negro teve mais uma chance, na marca dos 25. De novo Alisson Farias arriscou de longe, mas dessa vez Felipe evitou o gol. Já a melhor oportunidade do Belo saiu aos 27. Depois de uma falha da defesa baiana, Rodrigo Andrade aproveitou a sobra e deixou Lohan em ótima posição. O camisa 9 bateu de primeira e viu Ronaldo salvar o Vitória. Na volta do intervalo, Lohan apareceu de novo e não desperdiçou. Após bom cruzamento de Juninho, o atacante fez o cabeceio certeiro para deixar tudo igual, aos 17. O gol animou o Belo, que foi para cima e quase conseguiu a virada em finalização de Rodrigo Andrade e de novo Ronaldo fez grande defesa para segurar o empate.

Na terceira posição de seus grupos, Botafogo-PB e Vitória também avançaram para próxima fase. O Belo terminou com 13 pontos dentro do Grupo A. Enquanto o Leão somou 14 no Grupo B.

ABC 0 x 2 CSA – O CSA se despediu com vitória. Mesmo sem chance de classificação, o Azulão tomou conta do primeiro tempo da partida e precisou de apenas seis minutos para abrir o placar em Mata de São João (BA). Em ótima trama do ataque alagoano, Allano deixou de calcanhar para Norberto levantar a bola na área e Yago completar para o fundo das redes. Logo na sequência, Allano acertou uma bomba no travessão da equipe potiguar. Mas as emoções iniciais pararam por aí. Ainda melhor no jogo, o Azulão voltou a levar perigo em cabeçada de Alan Costa, aos 34. Dois minutos depois, foi a vez de Michael Douglas aparecer para o CSA. O atacante recebeu bom passe de Yago, limpou a marcação e bateu bonito para fazer 2 a 0. Correndo atrás do prejuízo, o ABC foi para cima no segundo tempo. Paulo Sérgio, João Paulo e Cedric assustaram para o Alvinegro, mas o placar seguiu com a vantagem do Azulão até o apito final. 

Com o resultado, ABC e CSA se despedem da Copa do Nordeste 2020. O Alvinegro potiguar encerra participação na quinta posição do Grupo A, com nove pontos. Já o Azulão termina em sexto do Grupo B, com sete pontos. 

Com a classificação final da primeira fase, os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos:


Fortaleza x Sport
Bahia x Botafogo-PB
Confiança x Santa Cruz
Ceará x Vitória

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação