
Quase todos os segmentos acumularam alta
De acordo com levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos registraram evolução de 6,99% no primeiro semestre de 2025. Na comparação entre junho e maio deste ano, houve retração de 6,36% – lembrando que junho teve um dia útil a menos (vinte no total) do que maio (21 dias).
“No comparativo do semestre, o ano de 2024 teve três dias úteis a mais do que este ano (125 dias x 122 dias) e, mesmo assim, temos registrado crescimento acumulado de 9,93% nas vendas diárias neste ano.
Apesar desse volume, notamos um movimento de desaceleração do crescimento
do mercado interno. Estamos acompanhando a evolução dessas tendências, mas já revisamos algumas projeções”, explica Arcelio Junior, Presidente da Fenabrave.
Automóveis e Comerciais leves – Os segmentos se mantiveram próximos da estabilidade no volume diário e com resultado bem perto de junho de 2024. “O desempenho tem se mantido consistente ao longo do ano e chegamos à primeira metade de 2025 com mais de 1,1 milhão de emplacamentos.
Apesar de estarmos preocupados com as altas taxas de juros e seu impacto no varejo, o segundo semestre costuma ser, tradicionalmente, melhor do que o primeiro. Além disso, teremos o Salão do Automóvel, que poderá favorecer a manutenção das expectativas da Fenabrave para esses segmentos”, diz Arcelio Junior.