Balcão do Cidadão lançado pelos Correios facilita acesso da população a serviços públicos

0
818

Os Correios lançaram nesta quinta-feira (27), em São Luís, o Balcão do Cidadão. A estratégia visa a ampliar a parceria com instituições públicas e privadas para a oferta de serviços e outras conveniências nas agências dos Correios. É uma oportunidade na utilização da infraestrutura e da capilaridade da unidades de atendimento da empresa para expandir a prestação de multisserviços aos cidadãos.

O Coordenador Regional de Vendas dos Correios Silvio Eduardo Silva e Silva apresentou os ganhos a serem alcançados por meio do Balcão doa Cidadão, tanto para governo quanto para a população. “Estamos presentes em todo o Maranhão, com estrutura física, tecnológica e de pessoal capaz de atender o cidadão nas proximidades de sua residência”

Estiveram presentes representantes de diversos órgãos públicos do estado e município, como: AGED, Gabinete do Governador, Detran, SEMCAS e prefeitura de São Luís.

Conveniência – Única empresa pública presente em todos 5.570 municípios brasileiros, os Correios já prestam vários serviços públicos em suas agências como a emissão, regularização e alteração de CPF, emissão de certificado digital, entrada no seguro por acidente de trânsito (DPVAT), distribuição de kit de conversão para recepção do sinal digital de TV e pagamento de aposentados de INSS por meio do Banco Postal.

Alguns protótipos já foram realizados com sucesso dentro da proposta do Balcão do Cidadão como a emissão de Carteira de Identidade no Estado do Rio Grande do Norte; emissão de Carteira de Trabalho no Estado de São Paulo; e recadastramento escolar na cidade de Belo Horizonte/MG, disponibilização de cédulas de votação sobre as prioridades do orçamento estadual do Maranhão e retorno da cédula via cartão-resposta para contabilização final junto a Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular.

Com a ampliação de novas parcerias com a administração pública por exemplo, os mais de 11 mil pontos de atendimento dos Correios espalhados pelo país se tornam centrais de serviços do governo, locais onde os cidadãos podem encontrar serviços importantes e necessários no seu dia a dia. Assim, será possível gerar economia aos cofres públicos, encurtar distâncias e proporcionar melhor qualidade de vida aos brasileiros.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação