Banco da Amazônia divulga nesta quinta resultado do edital para pesquisa científica

0
504

O Banco da Amazônia divulga nesta quinta feira, 30, o resultado do Edital de Seleção Pública de Pesquisa Científica e Tecnológica, Edição 2018. A iniciativa para seleção de projetos de pesquisa é da própria Instituição, que investirá no certame o valor total de R$ 1.000.000,00 nos projetos selecionados.

Inscreveram-se 664 projetos e foram selecionados 15 projetos de pesquisa científica tecnológica e de inovação, a serem desenvolvidos por diferentes instituições de pesquisa da região amazônica.

Dentre as propostas recebidas por setor, o destaque foi o de Biotecnologia/ Fitoterápicos/Etnobotânica (229), correspondendo a 34% da demanda de projetos, mostrando que o bioma amazônico tem gerado grandes preocupações quanto à preservação e uso sustentável de seus recursos naturais, enquanto os voltados para o estudo dos Recursos Florestais e Hídricos/ Meio Ambiente corresponderam a 20%. Na sequência, propostas ligadas à Agricultura (16%) e Produção animal (13%) também tiveram grande representação dentre os temas das pesquisas.

No Maranhão, o projeto “Efeitos do uso de semente rica em molibdênio no desempenho do feijão caupi no trópico úmido” da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi um dos selecionados do Edital. A relação completa está no sítio www.bancoamazonia.com.br.

Conforme definido no Edital, os recursos previstos serão destinados ao custeio das pesquisas selecionadas. E o prazo para envio da documentação é de até trinta dias após a divulgação do resultado do certame. Assim, a instituição que não atender no prazo será desclassificada, sendo chamada para contratação aquela subsequente na ordem de classificação.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação