AQUILES EMIR
Os estabelecimentos bancários estão proibidos de funcionar na próxima segunda-feira (28), porque a data é considerada feriado estadual, conforme Lei 10.100, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PSB) e sancionada pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). Num comunicado em sua página na internet -www.bancariosma.org.br – o Sindicato dos Bancários do Maranhão informa que não haverá expediente nas instituições financeiras, porque “o 28 de agosto é feriado bancário, no Maranhão”, ou seja, vão funcionar no restante do país.
Trata-se de um feriado exclusivo de uma categoria, porque neste data comemora-se o Dia do Bancário, mas que afeta toda a população, já que apenas os caixas eletrônicos e as casas lotéricas vão estar disponíveis para quem precisa desse serviço, não sendo possível o atendimento presencial.
Para a diretoria do Sindicato dos Bancários, “o feriado é um reconhecimento à contribuição que a categoria bancária tem proporcionado ao crescimento do Maranhão e do país”. A lei partiu de um projeto de lei do ex-presidente do SEEB-MA, Bira do Pindaré.