Banho de Axé e energias positivas abrem Circuito Beira-Mar e segundo dia de carnaval na Litorânea

103

No Circuito Litorânea, magia e diversão começam cedo

Os corações dos maranhenses que são foliões de carteirinha andavam agitados à espera do Carnaval do Maranhão 2023. Neste sábado (18), com muitas atrações locais e nacionais fazendo a folia em trios, além de um Banho de Axé para limpar as energias, os maranhenses e turistas seguem, a todo vapor e alegria pelas avenidas Litorânea e Beira-Mar.

No Circuito Litorânea, a magia e a diversão começaram cedo, logo pelas 11h da manhã, e ficaram por conta das atrações como Chicabana, Igor Kannário, Argumento, Bloco Só Safados e Blocão do Nina.

“Estamos aqui no Circuito Litorânea, no segundo dia do nosso Carnaval do Maranhão, idealizado pelo nosso governador Carlos Brandão. Está sendo um sucesso, com uma multidão percorrendo esta orla maravilhosa, e com geração de emprego e renda. Investir na cultura é investir na vida das pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

O universitário Rogério Luís, que reuniu todos os seus amigos para curtirem juntos o Carnaval do Maranhão, avalia que o Circuito Litorânea está sendo, sem dúvida, o melhor do segundo dia. “O Circuito Litorânea está top, é o melhor de todos. Sem dúvida, é o melhor que botaram. O governador Brandão e o Maranhão são top. Estou amando, eu e os meus amigos”, declarou o estudante.

Para Vitória Amora Amorim, além de toda a programação da folia, a boa segurança executada pelo governo estadual é o que tem permitido o público aproveitar a festa ao máximo. “Está tudo maravilhoso, perfeito, e está só começando. A segurança está impecável, não vi nada atípico, a não ser todo mundo pirando porque está muito massa mesmo”, afirmou.

Para o estudante Luís Eduardo, o sol não foi capaz de impedir que ele aproveitasse cada minuto da festa na Avenida Litorânea. “O circuito está muito bom, com uma energia maravilhosa. Mesmo com o sol está tudo muito bom, muito animado, eu estou gostando”, disse.

Circuito Beira-Mar – O Circuito Beira-Mar, folia que iniciava tradicionalmente aos domingos, foi aumentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para ser realizada a partir do sábado (18), totalizando 4 dias de festa. Foram montados dois palcos, sendo o principal na Reffsa e um outro na Praça dos Catraieiros, ao lado da Casa do Maranhão, que integra a trajetória dos trios.

A abertura do Circuito Beira-Mar, que contou com 18 atrações, trouxe destaque para o cortejo do Banho de Axé dos povos de terreiro do Maranhão, garantindo boas energias e a perpetuando a tradição, que chegou a ser suspensa durante o período mais crítico da pandemia. Participaram desta edição 34 terreiros, 11 blocos afros, 11 grupos de capoeira e uma Casinha da Roça.

O evento simbólico, promovido entre as secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Igualdade Racial (Seir) fez alusão ao direito da fé e do empoderamento do povo negro e teve como uma das metas demonstrar o quanto os povos africanos, trazidos cativos, contribuíram com a formação da sociedade brasileira e maranhense na linguagem, culinária, costumes, religião e outras manifestações culturais.

O social media Domingos Farias, que é paraense, visita o Carnaval do Maranhão pela primeira vez e avalia a experiência no Circuito Beira-Mar como maravilhosa.

“Eu estou achando um máximo. Eu não curto muito carnaval, mas vim a convite e estou amando. A gente já rodou tudo por aqui, a experiência tem sido maravilhosa, com certeza vou voltar mais vezes, super indico”, garantiu o turista.

Vindo de Imperatriz para matar a saudade do carnaval de São Luís após 10 anos, a recepcionista Fernanda Soares pretende marcar presença em todos os dias de folia.

“Sou de Imperatriz, essa é a primeira vez que venho passar o carnaval aqui em São Luís após 10 anos morando fora. Voltei para matar a saudade e estou amando, esse carnaval está maravilhoso, incrível, sem palavras. Pretendo vir em todos os outros dias, até terça-feira”, afirmou a recepcionista.

O cantor Nil do Cavaco, que foi atração da noite, definiu como contagiante a alegria do público maranhense.

“A experiência foi maravilhosa nessa retomada após quase dois anos. Foi contagiante a alegria da rapaziada que veio para cá. Esse Carnaval do Maranhão é um dos melhores que estão ocorrendo. A expectativa é vir várias outras vezes e tocar muito mais”, disse o cantor.

Mais Renda – Aproveitando o movimento das 18 atrações do Circuito Beira-Mar, a beneficiária do programa estadual Mais Renda, Maria do Livramento, que possui o carrinho de lanches desde junho de 2022, fala da iniciativa que lhe possibilitou levar boa renda extra para a sua casa, sobretudo, nas festas de Natal e Ano Novo.

“Eu espero que a gente faça uma boa venda neste período de carnaval, ainda mais agora neste período de chuva, que tem sido difícil. Eu espero que as vendas sejam boas tanto para mim, quanto para os meus amigos que têm o mesmo carro. Graças a Deus, foram muito boas as nossas vendas para o Natal e começo do Ano Novo”, disse a vendedora.

Na oportunidade, Maria comemorou a oportunidade possibilitada pelo Mais Renda. “Está sendo uma experiência muito boa trabalhar para mim mesma, é melhor que trabalhar para outras pessoas. Eu mesma tenho a minha própria renda”, comemorou a empreendedora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui