Fenaj e ABI reclamam de demissões na CNN e silenciam sobre exonerações na EBC

37

GIRO ECONÔMICO

Liberdade de imprensa para quem precisa

Há poucos dias, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e sindicatos de jornalistas e radialistas de vários estados vieram a público reclamar da decisão da CNN Brasil que resultou na demissão de vários profissionais, inclusive editores e diretores de sucursais, com o fechamento destas.

A medida era administrativa, mas não faltaram insinuações de que teria ligação com a vitória de Lula na eleição de outubro de 2022, portanto merecia uma melhor investigação.

Pois bem, agora vem a informação de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mandou destituir toda a diretoria da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), estatal responsável pelos veículos de comunicação do governo: Agência Brasil, TV Brasil, Rádio Nacional e as redes sociais do governo.

Motivo? O presidente não gostou de notícias sobre os atos do dia 08 em Brasília tratarem manifestantes como “manifestantes”, pois entende ele que devem ser chamados de “vândalos” e “terroristas”. Mais: o presidente não gostou de ver uma reportagem sobre sessão do Senado em que apareceu o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No jornalismo, todos sabem que a notícia para ter credibilidade ouve várias fontes, mas não é somente isto: a EBC é uma empresa estatal, mantida com impostos de radicais esquerdistas e extremados direitistas e de quem não está em nenhum dos lados, tampouco toma partido desta ou daquela corrente política, ou seja, é uma empresa do Estado, não do governo de plantão, muito menos do partido do governante.

Até agora, porém, nenhuma instituição que se diz representante de trabalhadores da imprensa, da democracia, do estado democrático de direito se pronunciou, ou seja, defendem mais aliados políticos do que seus representados. Parece que está tudo normal.

Vale ressaltar que o presidente da República tem todo direito e autonomia para trocar comando em qualquer órgão do governo, já que são cargos de confiança. O chato é a justificativa.

A EBC será comandada, a partir de agora, pela jornalista Kariane Costa, que é funcionária de carreira e já era representante dos empregados no Conselho de Administração da estatal.

Desobstrução de galerias

O prefeito Eduardo Braide (PSD) ocupou as redes sociais para dizer que está tomando providências para corrigir os estragos das chuvas deste domingo (15) com aumento das operações de desobstruções de galerias.

PENSANDO BEM…

… Chuva é tão previsível quanto a neve

Chover em São Luís nesta época do ano é tão previsível quanto nevar em alguns países. O que não se admite, portanto, é a Prefeitura Municipal vir a público dizer que foi pega de surpresa com alagamentos devido a galerias obstruídas, pois estas deveriam ser limpas, no máximo, na metade do terceiro trimestre do ano.

Infelizmente, todo começo de ano é este desassossego.

A propósito, muitas pessoas atingidas pelas chuvas do ano passado ainda não foram devida assistidas como prometido, algumas famílias desabrigadas até sem o aluguel social.

PERGUNTAR NÃO OFENDE:

Com tantas insinuações de que o Exército continuou ajudando manifestantes acampados nas portas de quartéis por que as investigações não chegam também às Forças Armadas, que têm desde 1º de janeiro um novo comandante em chefe?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui