Sônia Guajajara também vai tentar mandato parlamentar por São Paulo

232

CONVERSA FRANCA

Alô, São Paulo, estou chegando

A exemplo de Rosângela Moro, Marina Silva e outras pessoas em busca de mandato eletivo fora de seus lugares de origem, onde teriam mais dificuldades, a líder indigenista Sônia Bone de Souza Silva Santos, a Sônia Guajajara, está decidida a disputar um mandato na Câmara Federal, não pelo Maranhão, mas por São Paulo, que tornou-se um campo fértil para aventureiras políticas.

Filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Sônia, que é formada em Letras e em Enfermagem, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), pela qual é especialista em Educação, disputou a eleição presidencial de 2018 na condição de vice na chapa de Guilherme Boulos.

Sônia diz que é natural da Terra Indígena Araribóia, que compreende partes dos territórios de Amarante do Maranhão, Arame, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Grajaú e Santa Luzia

Parceria pela sustentabilidade

A Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) firmou termo de cooperação técnica com a empresa Thecno Eco Ambiental, que prestará serviços de forma gratuita para recolher e transportar resíduos sólidos eletrônicos e recicláveis que são gerados na sede da entidade.

A parceria oficializa a cooperação mútua para desenvolvimento da logística reversa, fundamental na conscientização e operacionalização referente à logística dos resíduos eletrônicos. O ato formaliza a responsabilidade de destinação correta de todos os seus resíduos coletados, emitindo certificados que rastreiam desde o gerador de resíduos até o destinador final.

O vice-presidente executivo e presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiema, Benedito Mendes, disse que a iniciativa visa a estimular a responsabilidade ambiental com as práticas de conservação e uso eficiente dos recursos naturais, além de gerar emprego e renda.

Homenagem ao Sebrae

Três dias após a homenagem recebida na Assembleia Legislativa, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) foi homenageado novamente pela classe política por estar completando 50 anos.

Nesta quinta-feira (21), por sugestão da vereadora Karla Sarney (PSD), a Câmara Municipal de São Luís realizou sessão solene com esse objetivo. “Sugeri a solenidade como forma de parabenizar e reconhecer a atuação do Sebrae, que há 50 anos vem auxiliando no desenvolvimento das micro e pequenas”, justifica a vereadora.

Roberto Rocha critica aliança de Flávio com Grupo Sarney

O senador Roberto Rocha postou nas redes sociais uma crítica ao ex-governador Flávio Dino (PSB) por estar se aliando aos ex-adversários da família Sarney, prometendo um Maranhão novo:

https://twitter.com/RobertoRocha_MA/status/1550566281216147456?s=20&t=cknPlxqb2EE3cubO2qCpaA

PENSANDO BEM…

O comissariado dos Direitos Humanos da ONU está muito preocupado com a “escalada da violência” no período pré-eleitoral do Brasil e apela por mais segurança para proteção de eleitores e candidatos. O que a ONU pensa sobre a paz eleitoral no Japão?

Fogos proibidos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto do deputado Neto Evangelista (DEM) que dispõe sobre manuseio, utilização, queima, soltura e proibição de comercialização de fogos de artifício de estampido, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso.

A proibição se estende a todo o Maranhão, em recintos fechados ou ambientes abertos em áreas públicas ou privadas. Fogos de estampido são os que ultrapassam a emissão de 100 decibéis a 100 metros de sua deflagração.

A empresária e advogada Rebeca Burgos comemora a abertura de mais uma filial de sua franquia da Cacau Show em São Luís. A nova unidade fica no bairro da Cohama, um dos bairros mais movimentados da cidades e geograficamente estratégica

PERGUNTAR NÃO OFENDE:

E aí, havia ou não havia relação entre a alíquota de ICMS adotada no Maranhão e preço de gasolina na bomba praticada pelos postos de combustíveis?

Inclusão de PCD

O Consórcio Alumar recepcionou 53 pessoas com deficiência recém contratados para trabalharem nas áreas operacionais da empresa. “Meu lugar é aqui”, nome que deu título ao projeto, também, foi o tema de todas etapas da programação do evento de lançamento, dia 15, marcando o treinamento de integração dos novos colaboradores. Segundo o diretor Helder Teixeira, a Alumar é altamente comprometida, há mais de 40 anos, em ser cada dia melhor em promover a inclusão e equidade na fábrica”.

Financiamento do agronegócio

O Banco do Nordeste contratou R$ 1,1 bilhão em operações de crédito destinadas ao setor rural em todo o estado do Maranhão, no primeiro semestre de 2022. O valor representa crescimento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram desembolsados R$ 614,2 milhões, em mais de 30 mil operações para o setor.

O anúncio foi feito pelo presidente da instituição financeira, José Gomes da Costa, na 52ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), na região tocantina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui