Há 43 anos lutando pelo setor supermercadista

1094

*Presidente da Diretoria Executiva da Associação Maranhense de Supermercados – AMASP (biênio 2021-2022) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Maranhão – SINCOVAGA

MANOEL ANTÔNIO SOUZA BARBOSA*

Neste domingo (28), a Associação Maranhense de Supermercados – AMASP completa 43 anos de uma intensa atuação na defesa do desenvolvimento do setor supermercadista no estado do Maranhão.

Ao longo das últimas quatro décadas, a nossa instituição presenciou uma verdadeira transformação no segmento empresarial. Diversas inovações tecnológicas foram introduzidas nas empresas, novas categorias de produtos ampliaram a variedade e o alcance do setor supermercadista no dia a dia dos maranhenses e, principalmente, o crescimento da oferta de postos de trabalho tornou o varejo de gêneros alimentícios o principal empregador do comércio local.

Os números mostram a força do setor supermercadista. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o comércio varejista de gêneros alimentícios (minimercados, mercearias, armazéns, supermercados e hipermercados) é responsável, atualmente, pelo estoque de 34 mil postos de trabalho formais com carteira assinada no Maranhão.

São milhares de famílias maranhenses que tiram o seu sustento do trabalho em nossas lojas. Sem levar em consideração os empregos indiretos gerados e os postos de trabalho nas atividades de apoio ao funcionamento dos supermercados, como o setor atacadista, distribuição, logística, transporte, segurança, asseio e conservação, representantes comerciais e até mesmo a indústria, que produz as mercadorias que são comercializadas por nossos estabelecimentos.

Não há como negar a importância, a relevância e a força do setor supermercadista. Nestes tempos de Pandemia, o segmento tem demonstrado também o seu papel social, mantendo-se firme no propósito de atender à população e suprir as necessidades mais básicas para a sobrevivência das pessoas. As empresas investiram fortemente na segurança sanitária dos seus colaboradores e consumidores, atendendo a todos os protocolos sanitários discutidos e implantados pelas autoridades de saúde. Sob a coordenação da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS, alcançamos o reconhecimento de “atividade essencial” e permanecemos no front de batalha do enfrentamento à Pandemia, abastecendo a sociedade de forma ininterrupta e com elevado nível de segurança.

Ao olharmos para trás neste momento, rememorando o dia 28 de março de 1978, data da fundação da AMASP, podemos comprovar que a instituição vem alcançando o seu objetivo e missão principal, que é congregar os supermercadistas em atividade no Maranhão. A entidade foi mais além, incluindo outras categorias de apoio à atuação do setor, a exemplo dos fornecedores de produtos, equipamentos e serviços, que passaram também a integrar a Associação sob a denominação de Associados Fornecedores, compondo os quadros associativos da instituição e ampliando a força e a representatividade institucional da AMASP.

E com esse mesmo espírito, de fortalecimento do associativismo, estamos revitalizando dia a dia a nossa entidade. Neste aniversário de 43 anos, renovamos o nosso foco e nossos princípios, elevando a missão da Associação no sentido da defesa dos interesses do progresso econômico do comércio varejista de alimentos e, consequentemente, de toda a sociedade maranhense que é beneficiada com esse desenvolvimento socioeconômico.

Por isso, queremos desejar vida longa à Associação Maranhense de Supermercados. Desejar sucesso a todos empreendedores que formam essa associação empresarial. E torcer para que consigamos enfrentar juntos essa crise sanitária e para que, o mais breve possível, possamos retomar à nossa vida normal.

[1] Presidente da Diretoria Executiva da Associação Maranhense de Supermercados – AMASP (biênio 2021-2022) e presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios no Estado do Maranhão – SINCOVAGA (gestão 2018-2022).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui