Bolsas de estudo para doutorados são ofertadas em novo edital divulgado pela CAPES

0
212

Cada bolsista deste programa será apoiado financeiramente com o valor anual de até US$ 55 mil

Pesquisadores das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), Saúde e Ciências da Vida são público-alvo do programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno. Serão ofertadas até 10 bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação brasileiros que queiram realizar suas pesquisas nos Estados Unidos. Interessados podem conferir o edital do programa.

Além de ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos, o CAPES/Fulbright incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, bem como fortalecer as áreas de conhecimento que estão em consolidação no país, possibilitando assim, a ampliação do nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores do Brasil e de outros países ao redor do mundo.

A chamada para os participantes ocorrerá em duas etapas. As bolsas que estão sendo disponibilizadas terão duração de até seis anos e serão financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela Fulbright e por universidades americanas. Cada bolsista deste programa será apoiado financeiramente com o valor anual de até US$ 55 mil.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, explica que o Programa forma profissionais de alto nível nos EUA “como alternativa complementar às ofertas da pós-graduação brasileira, para candidatos com excelente desempenho acadêmico”. Além disso, as ofertas são uma opção para projetos que não possam ser realizados total ou parcialmente no Brasil.

Cronograma – As inscrições para a primeira chamada podem ser feitas até o dia 17 de maio e os resultados preliminares serão divulgados até 02 de julho. Em outubro começa o processo seletivo das universidades americanas, cujo resultado será anunciado até 15 de abril de 2022. As atividades dos bolsistas devem se iniciar entre agosto e dezembro de 2022.

(Agência Educa Mais Brasil com informações do Ministério da Educação) 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação