Bolsonaro comemora vitória de Rodrigo Pacheco no Senado fazendo defesa do voto impresso

0
232

CONVERSA FRANCA

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou o momento de comemorar a vitória de Rodrigo Pacheco no Senado para fazer a defesa do voto em papel, ideia que, vira e mexe, ele puxa para colocar em dúvida a segurança das urnas eletrônicas.

“Em cédula de papel, o Senado Federal elegeu o Senador Rodrigo Pacheco (57 votos de 81 possíveis) para presidir a Casa no biênio 2021/22”, escreveu ele em sua página no Twitter, minutos depois de anunciado o resultado da eleição.

Em seguida, ele comemorou a vitória de Arthur Lima, na Câmara, este eleito pelo sistema eletrônico da Casa. “Arthur Lira é eleito (302 votos em 513 possíveis), em primeiro turno, para presidir a Câmara para o biênio 2021/22”, escreveu.

Impeachment prejudicado – A expressiva votação obtida por Arthur Lira na eleição para presidente da Câmara foi uma ducha de água fria no movimento pelo Impeachment do presidente Jair Bolsonaro, pois ficou evidente que, com esse time de aliados, a proposta não avança. Veja o placar da votação:

  • Arthur Lira: 302 votos
  • Baleia Rossi: 145 votos
  • Fábio Ramalho: 21 votos
  • Luiza Erundina: 16 votos
  • Marcel Van Hattem: 13 votos
  • Kim Kantaguiri: 02
Ivaldo Rodrigues (E) e o titular da pasta, Rodrigo Lago

Secretário adjunto – O ex-vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), que foi até abril de 2020 secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, foi nomeado secretário-adjunto de Agricultura Familiar. Em sua conta no Twitter, ele anunciou o novo emprego. “Assumo uma nova missão no Governo do Estado do Maranhão como secretário adjunto da Agricultura Familiar e Economia Inclusiva na Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Agradeço pelo convite e confiança ao governador Flávio Dino e ao secretário da Saf, Rodrigo Lago”.

Bibliotecas em Matões – O Ministério Público do Maranhão ajuizou ação contra o Município de Matões e o prefeito Ferdinando Coutinho para que sejam condenados a implantar bibliotecas (ou salas de estudo similares) em todas as unidades escolares da rede municipal. Os espaços devem possuir infraestrutura adequada, mobília e acessibilidade à faixa etária e às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outro pedido é a adoção das medidas necessárias para catalogação, organização e preservação dos acervos, cuja supervisão deve ser feita por um profissional de Biblioteconomia. A Promotoria de Justiça de Matões solicita que o prazo e as multas por descumprimento sejam estipuladas pela Justiça.

Esforço em vão – O governador Flávio Dino (PCdoB) até que tentou, mas não conseguiu influenciar em nada na eleição para presidente da Câmara. Ele exonerou dos seus cargos e os mandou à Câmara, para votarem em Baleia Rossi, os secretários Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rubens Júnior (Articulação Política) e Simplicio Araújo (Indústria e Comércio), mas de nada adiantou.

 

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação