Bolsonaro descansa sobre sacos de cimento a espera de engenheiros para lhe explicar obra

1204

GIRO ECONÔMICO 

Simplicidade despertou curiosidade de populares

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a surpreender na visita da manhã desta quarta-feira (09) quando entregou parte das obras da transposição das águas do São Francisco para o semiárido nordestino, e autorizou outras frentes de trabalho.

No canteiro de obras do Canal do Apodi, na Paraíba, ele surpreendeu as pessoas que estavam no eu entorno, pois enquanto aguardava a equipe de engenharia para lhe dar explicações sobre as obras, em vez de se recolher ao escritórios da empresa, descansou sobre sacos de cimento.

Emplacamentos de janeiro caem

Os emplacamentos de veículos no Maranhão, no primeiro mês de 2022, apresentaram um recuo de 6,77% na comparação com o último de 2021. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 6.997 unidades em janeiro deste ano contra 7.505 em dezembro do ano anterior, ou seja, -6,77%, mas na comparação com janeiro de 2021, que teve 6.357 unidades emplacadas, houve aumento de 10,07%.

O segmento com maior retração foi de Automóveis e Comerciais Leves, 34,48%, com o registro de 1.735 mês passado contra 2.648 do anterior, e na comparação com janeiro de 2021, a queda foi de 27,47%, pois no primeiro mês do ano passado teve 2.392 unidades emplacadas. Já o segmento de Veículos Pesados (caminhões e ônibus) registrou um recuo 29,67% na comparação com dezembro, e aumento de 49,14% na comparação com janeiro de 2021.

No que se refere aos emplacamentos somente de São Luís, foram 1.411 unidades em janeiro contra 1.946 em dezembro, o que representa uma queda de 27,49%. Na comparação com janeiro de 2021, quando foram emplacados 1.649 veículos, a retração foi de 14,43%.

Socorrro a Mirador

A cidade de Mirador, uma das mais atingidas pelas chuvas e pela enchente do rio Itapecuru, recebeu, nesta terça-feira (08), diversas ações de saúde, alimentação saudável e esporte, disponibilizadas pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão (Sesi-MA), uma das entidades do Sistema Fiema. Com uma estrutura formada por tenda climatizada, tenda de atendimento e cinco unidades móveis, a ação itinerante, montada na Praça São Bento, garantiu acesso a consultas médicas com clínico geral, oftalmologia e odontologia.

Intenção de consumo

O ano de 2022 iniciou com mais uma alta na perspectiva do consumo doméstico para São Luís. A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), subiu mais um degrau e fechou janeiro com 74,2 pontos. Na passagem mensal, a alta na perspectiva para a realização de compras entre as famílias ludovicenses foi tímida, de 0,67%, em relação ao apurado em dezembro de 2021.

O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), José Ahirton Lopes, fazendo entrega de certificado a uma das 82 concludentes dos cursos de Beleza realizado pela instituição na cidade de Tuntum

Inauguração da Norte-Sul

presidente Jair Bolsonaro promete para o próximo mês fazer uma viagem de três dias, de Santos, em São Paulo, a Itaqui, no Maranhão, para, finalmente, inaugurar a Ferrovia Norte-Sul, iniciada em 1987. Duas pessoas não poderiam faltar para o evento: José Reinado Tavares, ministro dos Transportes, quando foi lançada, e José Sarney, presidente da República  que ousou fazê-la.

Pós graduação da SVT

A SVT Faculdade, instituição vinculado ao Centro de Ensino Constitucional e Gestão Pública (CECGP), está com inscrições abertas para a pós-Graduação em Direito Constitucional, voltada para qualificar bacharel em Direito (e áreas afins) para discussões constitucionais no cenário político e jurídico brasileiro, por meio de um espaço de debate concentrado e científico da Constituição da República Federativa do Brasil. O seu curto tempo de duração oportuniza aos participantes concorrer no Concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão com mais bagagem de conhecimento.

Educadores disputam premiação 

Marcelo Lima Costa, do Centro de Ensino Cidade Operária II, em São Luís, e Francilda Fonseca Machado, da Escola Municipal de Santa Bárbara, em São Bento, ambos professores de História, concorrem ao Prêmio Educador Nota 10. Ele com o trabalho “Minha Quebrada tem História!”, e ela com “Meu Quintal, Meu Campo de Pesquisa”. A premiação é da Fundação Victor Civita e os parceiros, Abril, Globo, Fundação Roberto Marinho, Somos Educação, BDO Brasil, Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui