Bolsonaro lidera intenções de votos e é líder também de rejeição

0
706

A nova pesquisa DataPoder360 sobre as intenções de voto para presidente da República divulgada nesta quarta-feira (1º) mostra que o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, lidera com 20%, mas enfrenta um grande problema: o alto índice de rejeição, pois neste quesito ele também é o líder, com 65%. Realizada nos últimos dias de julho não incluiu o ex-presidente Lula (PT), porque está inelegível.

De acordo com os números, Bolsonaro lidera, mas caiu um ponto em comparação ao levantamento de junho, quando tinha tinha 21%. 

Segundo o DataPoder360, o principal adversário do candidato do PSL passou a ser Geraldo Alckmin (PSDB), por disputarem a mesma faixa do eleitorado, de centro para a direita, e de maio para julho o tucano agregou um ponto percentual por mês à sua taxa de intenção de voto. Tinha 7% em maio. Passou a 8% em junho e aparece em julho com a 9%. O problema de Alckmin é parecido com o de Bolsonaro, o alto índice de rejeição: 62%.

Veja o desempenho de cada candidato:

  • Jair Bolsonaro  (PSL) – 20% 
  • Ciro Gomes (PDT) – 13%
  • Geraldo Alckmin (PSDB) – 09%
  • Marina Silva (Rede) – 06%
  • Fernando Haddad (PT) – 05%
  • Álvaro Dias (Podemos) – 04%

O levantamento ouviu 3.000 eleitores em 82 cidades em todas as regiões do país, por meio de telefones fixos e celulares, de 25 a 28 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro do estudo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-09828/2018.

Rejeição – Segundo o instituto, todos têm rejeição acima de 50% quando feita a pergunta “Você diria que votaria com certeza, poderia votar, ou não votaria de jeito nenhum em [nome do candidato]?

Nesta quesito, Jair Bolsonaro (PSL) que puxa a fila com 65%, seguido por Geraldo Alckmin (PSD) com 62%;  por Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), ambos com 60%. Os petistas Haddad e Wagner têm 57% e 55% de taxa de rejeição, respectivamente.

(Com dados do Poder360)

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação