Sem Lula na disputa, Bolsonaro lidera intenções de voto, mas seria derrotado no segundo turno

1
2288

Bolsonaro é mais lembrando do que Lula na pergunta espontânea

AQUILES EMIR

Em nova pesquisa sobre intenções de voto para presidente da República divulgada neste domingo (10), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) aparece em primeiro lugar, mas tecnicamente empatado com a ex-ministra Marina Silva (Rede), no cenário em que o ex-presidente Lula (PT), que está condenado e preso em Curitiba (PR) por crimes de corrupção, tem seu nome retirado da disputa. O levantamento mostra ainda que na consulta espontânea, aquela em que não são apresentados nomes, Bolsonaro é mais lembrando do que Lula.

De acordo com os números, se pudesse concorrer e fosse candidato, Lula teria 30% das intenções de voto, vindo em seguida Bolsonaro com 17%, Marina Silva com 10%, Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) empatados em 6% e Álvaro Dias (Podemos) com 4%. Neste cenário, os sem candidato seriam 21%.

Sem Lula na disputa, Bolsonaro sobe para 19%, Marina para 15%, Ciro Gomes para 10%, Geraldo Alckmin para 7% e Álvaro Dias manteria os mesmo 4%. Estes números se mantêm sendo o candidato do PT tanto o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad quanto o ex-governador da Bahia Jacques Wagner, que teriam, no máximo, 1%. Os sem candidato aumentariam para 33%.

Se o PT ficar fora da disputa, aumentaria para 34 o percentual dos que anulariam o voto ou votariam em branco e o único beneficiado seria Ciro Gomes que subiria um ponto e iria a 11%, enquanto os demais candidatos manteriam seus percentuais.

O Datafolha testou ainda a preferência dos eleitores sem mencionar nomes. Bolsonaro foi lembrado por 12% a Lula por 10%.

Segundo turno – Apesar do bom desempenho em primeiro turno, Jair Bolsonao mostra fraqueza no segundo, diante de todos os adversários, e o seu melhor desempenho seria contra Fernando Haddad, quem venceria, e Geraldo Alckmin, com quem empataria, e perderia para os demais. Veja os números:

  • Nos cenários de segundo turno, Lula venceria todos: Alckmin por 49% a 27%; Marina, por 46% a 31%; e Bolsonaro, 49% a 32%.
  • Marina também venceria, Bolsonaro por 42% a 32%, e Alckmin por 42% a 27%.
  • Alckmin, por sua vez, perderia por 32% a 31% (empate técnico) para Ciro Gomes, empataria em 33% com Bolsonaro e venceria Haddad por 36% a 20%.
  • Ciro Gomes também venceria, além de Alckmin, Jair Bolsonaro por 36% a 34%.
  • Jair Bolsonaro só venceria num segundo turno se a disputa fosse com Fernando Haddad. Ele ficaria com 36% e o petista com 27%.

Segundo o Datafolha, a pesquisa nos dias 6 e 7 de junho em 174 municípios de todas as regiões e nela foram ouvidas 2.842 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05110/2018.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

1 COMENTÁRIO

  1. Prefiro confiar nas enquetes do site eleições no Brasil que envolve mais de 4 milhões de eleitores do Iapoque ao Chuí.
    O Capitão Jair Bolsonaro Presidente em 2018 no Primeiro Turno para endireitar o País.

Comments are closed.