
Carlos Brandão entregou duas novas ambulâncias
Serviços como as Centrais de Transplantes e de Marcação de Consultas e Exames e o de Tratamento Fora do Domicílio em um só espaço. Essa é a proposta do Complexo Regulador Estadual do Maranhão, inaugurado nesta sexta-feira (16) pelo governador Carlos Brandão. Ao todo, foram investidos R$ 3.406.939,79, incluindo obras, mobília e equipamentos. O momento contou também com a entrega de duas novas ambulâncias.
Localizado na Avenida Coronel Colares Moreira, no bairro São Francisco, o Complexo Regulador funciona 24 horas por dia e vai garantir atendimento ainda mais humanizado e rápido à população maranhense. O governador falou sobre o novo espaço.
O equipamento público é administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O local conta com cerca de 200 profissionais da área da saúde, administrativos e operacionais.
A superintendente estadual do Complexo Regulador, Talita Veigas, explicou que o local não é destinado ao atendimento presencial, visto que o novo espaço vem para fazer a regulação do acesso do paciente às ações de saúde.
Entrega de ambulâncias – Durante a cerimônia de inauguração do Complexo Regulador Estadual do Maranhão, o governador Carlos Brandão entregou duas novas ambulâncias que reforçam o suporte aos serviços prestados no local.
Os veículos são de suporte básico tipo B, com estrutura completa, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica ou elétrica, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e equipamentos de primeiros socorros.
Mesmo sendo classificadas como unidades básicas, podem ser adaptadas para funcionar como Suporte Avançado (USA), o que amplia sua capacidade de atendimento, inclusive a pacientes em estado crítico.
Central de Transplantes – A Central de Transplantes garante que todas as etapas do processo de doação e transplante de órgãos, tecidos e medula óssea, sejam feitas com equidade, transparência e celeridade no atendimento aos pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.
Só nos quatro primeiros meses de 2025, segundo dados da Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde, foram 202 transplantes realizados, sendo 175 de córneas e 27 de órgãos.
TFD – Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um instrumento do Sistema Único de Saúde (SUS) que viabiliza o encaminhamento de pacientes para tratamento em outro município ou estado, quando não há possibilidade de atendimento na cidade de origem.
Outras funções do TFD são garantir acesso a tratamento especializado que não está disponível no município de residência do paciente, fornecer apoio logístico, como transporte (terrestre ou aéreo, conforme o caso) e ajuda de custo para alimentação e hospedagem, tanto para o paciente quanto para um acompanhante, quando necessário, e regular o fluxo de pacientes entre municípios e estados, promovendo a equidade no acesso ao cuidado especializado.
A Central de Regulação Ambulatorial do Maranhão é responsável por organizar e gerenciar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a consultas médicas especializadas, exames diagnósticos e procedimentos ambulatoriais de média e alta complexidade. O principal objetivo da central é garantir que os recursos disponíveis sejam utilizados de forma eficiente, priorizando os pacientes conforme critérios clínicos e protocolos estabelecidos.
A Central Estadual de Regulação de Transporte do Maranhão desempenha um papel fundamental na logística de deslocamento de pacientes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente em casos que envolvem transferências intermunicipais ou interestaduais para tratamentos de média e alta complexidade.
Outras atribuições da central são a coordenação de transportes sanitários, no qual organiza e autoriza o transporte de pacientes entre unidades de saúde, utilizando ambulâncias terrestres ou, quando necessário, transporte aeromédico; e prestar apoio ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD), viabilizando o deslocamento de pacientes que necessitam de atendimento em outras localidades, garantindo o acesso a tratamentos não disponíveis em seu município de origem. Além disso, realiza a integração com a Central de Regulação de Leitos, onde trabalha em conjunto com a regulação de leitos para assegurar que os pacientes sejam transferidos para unidades com disponibilidade e capacidade de atendimento oportuna.