
Foram analisadas contas oficiais de vinte países
Brasil e Argentina são conhecidos por protagonizarem um dos principais clássicos do futebol de seleções. O maior de todos, para muitos analistas e torcedores. Mas não no ambiente virtual, é o que revela o levantamento do Torcedores.com. França e Inglaterra aparecem à frente dos sul-americanos em termos de popularidade nas redes sociais.
Foram analisadas as contas oficiais das 20 seleções melhores posicionadas no último ranking da Fifa. As redes sociais consideradas foram Instagram, TikTok, X, Facebook e Youtube, com dados do dia 21 de março.
Brasil atrás de França e Inglaterra
A seleção brasileira, apesar do tamanho populacional do Brasil e do prestígio que ainda possui ao redor do mundo, é a terceira mais seguida nas redes sociais, bem atrás de França e Inglaterra. É a que possui mais seguidores no Facebook (12 milhões), mas está atrás das principais seleções do mundo, especialmente no Tiktok – conta com 300 mil seguidores, contra 13,6 milhões de seguidores dos franceses.
A língua é certamente um fator que pesa contra a seleção brasileira neste sentido: o inglês é o idioma mais falado do mundo, com mais de um bilhão de falantes nativos e estrangeiros. O francês é o quinto mais falado, com cerca de 300 milhões de falantes. O português é o nono, com cerca de 250 milhões de falantes.
Argentina perde para Portugal
Protagonista do clássico com o Brasil, a Argentina é a quinta seleção do mundo mais popular nas redes sociais. Perde não apenas para França, Inglaterra e Brasil, como também para Portugal, por uma diferença bem pequena: são 30,5 milhões seguindo os portugueses, contra 29,8 milhões acompanhando os argentinos.
O número reflete a força da figura de Cristiano Ronaldo nas redes. O craque português é a pessoa com mais seguidores em todo o Instagram, cerca de 651 milhões de seguidores. Messi tem 504 milhões acompanhando seus passos na mesma rede social. Não é à toa o fato de que, no Instagram, a seleção de Portugal tem mais seguidores do que qualquer outra seleção, incluindo franceses, ingleses e brasileiros.
Declínio do futebol italiano se reflete também nas redes
O levantamento revelou também que o declínio que a seleção da Itália experimentou na última década, sem conseguir se classificar para as últimas duas edições da Copa do Mundo, tem consequências na sua popularidade nas redes sociais.
A Azzurra, tetracampeã do mundo, apareceu em décimo lugar no levantamento, bem atrás de Colômbia e Espanha, tecnicamente empatadas no oitavo lugar (17,6 milhões de seguidores contra 9,7 milhões de seguidores dos italianos).
O número se revela ainda menor quando considerado o fato de a Itália ter uma população maior do que Argentina, Espanha, Colômbia e Portugal. São cerca de 60 milhões de pessoas vivendo na Itália, contra 10 milhões em Portugal. Mas a seleção portuguesa tem três vezes mais seguidores do que a italiana.
As 15 seleções nacionais com mais seguidores do mundo:
- 1 – França – 46,9 milhões
- 2 – Inglaterra – 41,1 milhões
- 3 – Brasil – 37,4 milhões
- 4 – Portugal – 30,5 milhões
- 5 – Argentina – 29,8 milhões
- 6 – México – 29,5 milhões
- 7 – Alemanha – 18,4 milhões
- 8 – Espanha – 17,6 milhões
- 9 – Colômbia – 17,6 milhões
- 10 – Itália – 9,7 milhões
- 11 – Marrocos – 8,4 milhões
- 12 – Holanda – 8 milhões
- 13 – Japão – 6,1 milhões
- 14 – Bélgica – 5,8 milhões
- 15 – Estados Unidos – 4,6 milhões
Sobre o Torcedores – O Torcedores é um site dedicado ao universo esportivo. A marca foca no futebol, cobrindo as seleções e campeonatos nacionais do Brasil, além de eventos internacionais, oferecendo uma cobertura completa e atualizada de diversas ligas e torneios ao redor do mundo. Além disso, esportes como tênis, automobilismo, vôlei, surfe, skate, NFL, entre outros, fazem parte da sua extensa produção diária de conteúdo, disponível em seu site e canais oficiais nas redes sociais.
O site pertence à Better Collective. A Better Collective possui mídias esportivas globais e nacionais com a visão de se tornar o principal grupo de mídia esportiva digital. Estamos em uma missão de entusiasmar os fãs de esportes por meio de conteúdo envolvente e fomentar comunidades apaixonadas no mundo todo. O portfólio inclui diversas marcas, como: HLTV, FUTBIN, Soccernews, Action Network, Playmaker HQ, VegasInsider, Bolavip, Redgol, Torcedores e Somos Fanáticos. Com sede em Copenhague, na Dinamarca, a empresa é duplamente listada na bolsa de valores Nasdaq Stockholm (BETCO) e listada na Nasdaq Copenhagen (BETCO DKK).