Brasil e Peru se enfrentam pela segunda rodada da CONMEBOL Copa América 2021

0
222
Peru x Brasil em Lima pela segunda rodada das Eliminatórias da Copa de 2022. Neymar (Créditos: Lucas Figueiredo/CBF)

Seleção Brasileira entra em campo no Estádio Nilton Santos

Brasil e Peru se enfrentam nesta quinta-feira (17), pela segunda rodada da Copa América 2021. A bola rola a partir das 21h (horário de Brasília) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ), em duelo que reedita a final da última edição do torneio. A partida tem transmissão do SBT (sinal aberto) e ESPN (por assinatura).

Depois de derrotar a Venezuela por 3 a 0 na estreia, a Seleção Brasileira sabe que uma vitória nesta quinta pode encaminhar a classificação para a próxima fase da competição. Mas a tarefa não promete ser fácil, ainda mais diante de um adversário tão conhecido: desde o início da última Copa América, este será o quinto confronto entre as duas equipes.

Muito por conta disso, o técnico Tite preferiu não revelar o time que entrará em campo, mas destacou que, mesmo com mudanças, o objetivo é apresentar uma Seleção com o mesmo padrão de jogo e bom desempenho dos últimos jogos.

“É um desafio que a gente tem. É uma linha muito próxima entre dar oportunidade e manter a característica do time. A ideia é manter a função que eles exercem na rotina com seus clubes. Isso dá segurança para o atleta, da individualidade, do domínio da função. Para que possamos ter desempenho, com as nossas engrenagens”, comentou Tite.

Independente da formação escolhida por Tite, a Seleção tem tudo para fazer mais uma grande atuação. O Brasil vem de uma sequência de oito vitórias nos últimos oito jogos. Neste período, a Amarelinha sofreu apenas dois gols, ambos na vitória por 4 a 2 sobre o Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.

Treino da Seleção Brasileira na Granja Comary. Tite
Tite não revelou o time que entrará em campo nesta quinta-feira. Créditos (Lucas Figueiredo/CBF)

Peça-chave no sistema defensivo da Seleção, o lateral Danilo destacou a solidez defensiva apresentada pelo time, que é um foco do trabalho da comissão técnica.

“É um aspecto que a gente trabalha muito. Mais do que a parte técnica, a parte da concentração, de dar importância a ser sólido defensivamente. Isso dá segurança para nós, defensores, e para o pessoal do meio e do ataque para desenvolver o trabalho com desenvoltura. A gente gasta muito tempo da nossa preparação dentro e fora de campo, com vídeos, estudando adversários, revendo nossas atuações anteriores, buscando melhorar, deixar nossos movimentos mais sincronizados, para que nos próximos jogos a gente pode ser melhor”, detalhou Danilo.

A Seleção Brasileira não espera facilidade dentro de campo. Afinal, nenhum jogo na Copa América é simples. Titular do time nas últimas três partidas, o meia Fred valorizou o adversário desta quinta-feira, mas ressaltou que o Brasil tem a qualidade necessária para vencer novamente.

“Sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Todo mundo sabe que na Copa América não tem jogo fácil. O último jogo foi bem complicado, a gente sabe a dificuldade que foi dentro de campo. Contra o Peru não será diferente. É uma equipe que tenta jogar, eles são muito bons. Assisti a alguns jogos, é uma equipe que marca bem, são bem aguerridos. Mas nós temos que mostrar nosso futebol dentro de campo, procurar fazer o nosso jogo, aquilo que a gente vem trabalhando, tentar buscar o placar a todo tempo. Vai ser difícil, mas temos condições de fazer um grande jogo e sair vitoriosos”, analisou Fred.

Lembrança do Maracanã – Nos últimos anos, Brasil e Peru tiveram alguns duelos emblemáticos. O principal deles foi na final da Copa América de 2019, vencida pela Seleção Brasileira. Na decisão, a Canarinho derrotou os peruanos por 3 a 1, com gols de Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. A vitória coroou o nono título sul-americano do Brasil, que agora busca o bicampeonato da Copa América.

Final da Copa América - Brasil x Peru. Richarlison
Brasil venceu o Peru na final da Copa América de 2019 Créditos (Lucas Figueiredo/CBF)

O retrospecto geral é amplamente favorável para a Seleção Brasileira. Em quase 90 anos de rivalidade, são 33 vitórias do Brasil, nove empates e somente cinco triunfos peruanos. Duas dessas derrotas vieram nos últimos cinco anos, uma pela Copa América Centenário e outra em jogo preparatório de 2019.

A última vez que Brasil e Peru se enfrentaram foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Jogando fora de casa, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 2, com três gols de Neymar. Naquela noite, por alcançar a marca de 62 gols com a Amarelinha em jogos contra seleções, o camisa 10 homenageou Ronaldo Fenômeno na comemoração.

Retrospecto de Brasil x Peru

Jogos: 47
Vitórias do Brasil: 33
Empates: 9
Derrotas: 5
Gols do Brasil: 102
Gols do Peru: 33
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Peru (1997)
Maior derrota: Brasil 1 x 3 Peru (1975)
Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Peru (sete vezes)

Brasil x Peru – CONMEBOL Copa América 2021

Data: 17/6 (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: SBT e ESPN Brasil

(Agência Brasil)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação