
LUIZ CLÁUDIO FERREIRA
O Brasil estreou na Copa América nesta sexta-feira (14) com vitória de 3 a 0 contra a Bolívia no Morumbi, em São Paulo. Após uma cerimônia de abertura que durou cerca de 10 minutos e teve a presença de 400 pessoas, a equipe brasileira entrou em campo de uniforme branco para a primeira partida da competição, enquanto os bolivianos estavam de verde.
O Brasil começou pressionando a Bolívia e tentou seis finalizações nos 12 primeiros minutos de jogo, enquanto os bolivianos não levaram perigo nenhuma vez ao gol de Alisson. O domínio brasileiro continuou durante todo o primeiro tempo, entretanto faltou efetividade e o período terminou sem gols e saiu para o intervalo com vaias do público no Morumbi.
O árbitro assistente de vídeo (VAR) foi acionado aos 20 minutos do primeiro tempo, após uma entrada mais dura de Saucedo sobre Casemiro. Após o arbitro consultar o VAR, o jogador boliviano recebeu cartão amarelo.
Segundo tempo – Logo na volta do segundo tempo, a bola bateu na mão de Jusino e o juiz marcou pênalti para o Brasil após acionar o VAR logo no primeiro minuto de jogo. Philippe Coutinho cobrou e marcou o primeiro gol brasileiro no jogo aos cinco minutos.
Dois minutos depois, aos sete minutos do segundo tempo, Philippe Coutinho marcou novamente, aproveitando um cruzamento de Firmino.
Após o segundo gol, o Brasil continuou no ataque e dominando a partida. Aos 19 minutos, Firmino foi substituído por Gabriel Jesus. Aos 20 minutos, a Bolívia também mexeu. Saucedo saiu para a entrada de Wayar.
Tite fez mais duas substituições aos 32 minutos no segundo tempo. Everton Cebolinha entrou no lugar de David Neres e o meia Willan substituiu Richarlison. As mudanças deram resultado. Aos 39 minutos, Everton Cebolinha marcou um golaço. Ele saiu da direita para o meio e chutou forte, sem defesa para o goleiro da Bolívia.
O público total que acompanhou a vitória do Brasil foi 47.260 pessoas.
A seleção brasileira está em busca do seu nono título na Copa América e disputa a competição sem o seu principal jogador, Neymar.
FICHA TÉCNICA
Brasil 3 X 0 Bolívia
Competição: Copa América
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo “Morumbi”, em São Paulo (SP)
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Gols: Philippe Coutinho (pênalti aos 3’/2; 7’/2T) e Everton (39’/2T)
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Casemiro, Fernandinho e Philippe Coutinho; Richarlison (Willian 38’/2T), Roberto Firmino (Gabriel Jesus 19’/2T) e David Neres (Everton 35’/2T). Técnico: Tite.
Bolívia: Carlos Lampe; Marvin Bejarano, Adrian Jusino, Luis Haquin e Diego Bejarano; Erwin Saveedra (Leonardo Vaca 19’/2T), Fernando Saucedo (Diego Wayar 16’/2T), Leonel Justiniano e Alejandro Chumacero; Raúl Castro (Ramiro Vaca 30’/2T) e Marcelo Moreno. Técnico: Eduardo Villegas.
(Agência Brasil e fotos de Lucas Figueiredo/CBF)
