Brasil não tem mais estoque de cloroquina que atenda demanda para tratamento de covid-19

0
155

O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, garante que não há mais cloroquina disponível para tratamento da covid-19 no país e o governo não consegue atender a demanda. O Conselho Federal de Medicina não recomenda o uso da cloroquina, que tem como efeitos colaterais a redução dos glóbulos brancos, disfunção cardíaca e hepática.

O ministro foi ouvido na última quinta-feira (13) pela comissão que acompanha as ações do governo de combate à pandemia para falar sobre a distribuição de medicamentos, quando foi questionado pelo presidente do colegiado, senador Confúcio Moura (MDB-RO), se o medicamento foi comprado e produzido em excesso.

De acordo com Pazuello, o estoque atual de 300 mil doses é suficiente para atender à demanda de 20% dos casos de malária. Para a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), que é médica infectologista, não é possível falar em cura da covid-19 por nenhum medicamento, já que não remédio contra virose.

Ela criticou a falta de articulação do governo federal com estados e municípios no enfrentamento da doença. Mais informações na reportagem de Marcella Cunha, da Rádio Senado.

(Agência Senado)

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação