Emissora é mantida pelo Governo de São Paulo
AQUILES EMIR
Após a polêmica pela demissão do jornalista Alexandre Garcia da CNN Brasil, a TV Cultura anunciou neste sábado (25) que o “Manhattan Connection” terá sua última exibição neste domingo (26). Pelo comunicado da emissora, “em comum acordo, a TV Cultura e a Blend Negócios Divulgação e Editoração Ltda., empresa responsável pela produção e licenciamento dos direitos do Manhattan Connection, resolveram pela não continuidade do programa”.
A advogada e deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) tem outra versão, ou seja, acha que ela foi o motivo para a extinção do programa, já que criticou o governador João Doria quando ali foi entrevistada.
Podem dar a desculpa que quiserem! Mas a verdade é que vão encerrar o Manhatann Connection, porque eu critiquei o Governador e os jornalistas, corretamente, não editaram o programa! Minha solidariedade a toda a equipe! Analisem bem quem ameaça a Democracia no Brasil! Absurdo!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) September 25, 2021
Na entrevista, a deputada citou Doria ao criticar a política de saúde do governo estadual paulista. “O governador fechou os prontos-socorros no Estado de São Paulo. Aqui não se fala porque a imprensa tem pauta”, disse ela.
Janaína também criticou, sem citar nomes, uma jornalista da TV Cultura:
“Uma jornalista da rede de vocês disse que eu estava espalhando fake news quando eu contestei um tuíte do governador dizendo que ia começar a vacinar com CoronaVac crianças de 3 anos. Eu pedi para apresentar os estudos. Existia um estudo, feito pela indústria que vende a vacina. Não fui eu que espalhei fake news”.
A parlamentar critica o silêncio da mídia diante desse caso:
Será que a Imprensa vai defender o jornalismo independente na TV Cultura? Importante destacar que as críticas ao Governador foram feitas por uma das entrevistadas. Os entrevistadores não corroboraram, simplesmente respeitaram a liberdade de manifestação. Incrível o silêncio…
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) September 25, 2021
CNN – Já Alexandre Garcia foi demitido por expressar opinião favorável ao tratamento precoce para covid-19. A emissora, apesar de seu proprietário também ter se manifestado a favor, em junho deste ano, o reaprender no ar e depois o desligou do quadra Liberdade de Opinião.