
Competições começam no próximo mês de abril
Em sorteio realizado na noite desta segunda-feira (17), em Luque (Paraguai), foram definidos os grupos das edições de 2025 da Conmebol Libertadores e da Sul-Americana. A primeira rodada da Fase de Grupos começará no dia 1º de abril.
Apenas um grupo reúne dois brasileiros, o F, onde estão Internacional e Bahia. Confira a divisão dos 32 times:
Entre os sete representantes brasileiros, dois caíram no temido ”grupo da morte”. Internacional e Bahia terão tarefa dura contra os tradicionais Nacional-URU e Atlético Nacional.
Flamengo e Palmeiras se deram bem, mas terão que enfrentar altitude logo nesta fase. O Rubro-Negro está na chave C ao lado de LDU, Deportivo Táchira (VEN) e Central Córdoba. O Alviverde, por sua vez, está no grupo G com Bolívar, Sporting Cristal e Cerro Porteño.
Atual campeão, o Botafogo vai enfrentar Estudiantes, Universidad (CHI) e Carabobo (VEN) no A.
Já o São Paulo, assim como em 2024 e em 2019, caiu novamente na chave do Talleres, que ainda tem Libertad-PAR e Alianza Lima no grupo D.
Sul-Americana – Atlético Mineiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Corinthians já sabem quem serão os seus três respectivos adversários para os seis primeiros compromissos na competição. Ao todo 32 equipes disputarão a fase de grupos.
Foi por isso, por exemplo, que o Timão, que caiu para o Barcelona (Equador) na pré-eliminatória, não esbarrou com nenhum brasileiro já na fase de grupos.
Por outro lado, a altitude foi quase que um desafio em comum para Cruzeiro, Fluminense, Vasco e Atlético Mineiro. Os dois primeiros enfrentarão Mushuc Runa e San José, ambos da Bolívia, e o terceiro e o quarto, o Melgar, em Arequipa, e o Cienciano, em Cusco, ambos no Peru.
Na Sul-Americana somente os líderes de cada chave avançam direto às oitavas de final. Já os segundos colocados enfrentam um playoff diante dos terceiros colocados dos grupos da Libertadores.
Veja como ficaram os grupos da Sul-Americana 2025:
Grupo A
- Independiente (ARG)
- Guaraní (PAR)
- Nacional Potosí (BOL)
- Boston River (URU)
Grupo B
- Defensa y Justicia (ARG)
- Universidad Católica (EQU)
- Cerro Largo (URU)
- Vitória (BRA)
Grupo C
- América de Cali (COL)
- Huracán (ARG)
- Racing (URU)
- Corinthians (BRA)
Grupo D
- Grêmio (BRA)
- Godoy Cruz (ARG)
- Sportivo Luqueño (PAR)
- Atlético Grau (PER)
Grupo E
- Cruzeiro (BRA)
- Palestino (CHI)
- Unión Santa Fe (ARG)
- Mushuc Runa (BOL)
Grupo F
- Fluminense (BRA)
- Unión Española (CHI)
- Once Caldas (COL)
- San José (BOL)
Grupo G
- Lanús (ARG)
- Vasco (BRA)
- Academia Puerto Cabello (VEN)
- Melgar (PER)
Grupo H
- Atlético-MG (BRA)
- Caracas (VEN)
- Cienciano (PER)
- Deportes Iquique (CHI)
(Com informações da Conmebol e ESPN Brasil)