Bumba meu boi e Tambor de Crioula para celebrar o São João virtualmente no Centro Cultural Vale

0
305

Apresentações fazem parte da programação de junho 

O Centro Cultural Vale Maranhão traz para o público, no mês de junho, uma programação virtual para celebrar o São João. Nas próximas sextas-feiras do mês, grupos de Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula se apresentam em encontros especiais.

A programação tem início no dia 11, com a apresentação “Sem a burrinha, o boi não dança”. O encontro promoverá a reunião de 8 burrinhas de grupos da capital e uma de São João Batista, enaltecendo a participação desse personagem no auto do Bumba Meu Boi. A apresentação será acompanhada do batuque do Bumba Meu Boi Oriente.

Na semana seguinte, no dia 18, é a vez do Encontro de Coreiras e Coreiros de São Benedito, com quinze mestres e mestras de Tambor de Crioula de São Luís reunidos para homenagear o santo padroeiro e protetor dos negros, pobres e oprimidos.

Encerrando o mês junino no CCVM, no dia 25, o Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé apresenta sua versão do auto do bumba meu boi do sotaque da baixada. A encenação conta a origem da brincadeira pelos personagens Pai Francisco, Mãe Catirina, pajé, amo, caboclos, entre outros. O espetáculo foi pensado pelo grupo para reviver a tradição e o valor histórico do auto, que já não é mais encenado em alguns festejos e arraiais.

Toda a programação foi selecionada pelo edital Ocupa CCVM 2020/2021 e pode ser acessada no canal do Youtube da instituição: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao. Além das apresentações, estão disponíveis oficinas, cursos, exposições, shows, espetáculos de teatro, mostra de cinema etc. de forma gratuita para o público.

Serviço

  • O quê: Apresentações de São João do Ocupa CCVM
  • Quando: 11, 18 e 25 de junho de 2021
  • Onde: www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao
  • Informações: 98 98479-9061 |E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O Centro Cultural Vale Maranhão é um espaço cultural mantido pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o objetivo de contribuir na democratização do acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação