Caixa lança contratação do Consignado Auxílio para segurados pelo Auxílio Brasil

17

Contrato pode ser feito no Caixa Tem, lotéricas e Caixa Aqui

A prestação máxima do Consignado Auxílio poderá ser de até 40% do benefício base. A vice-presidente de Negócios de Varejo, Thays Cintra, detalha:

“O valor máximo da prestação pode ser de até 40% do valor do benefício. Esse valor do empréstimo pode ser parcelado em até 24 meses, a nossa taxa de juros é 3,45% e o valor mínimo é de R$15. Nós não cobramos nenhuma tarifa de abertura, nem qualquer tarifa administrativa para conceder esse crédito. As prestações são debitadas de forma automática no benefício e ele [beneficiário] recebe durante aquele prazo do empréstimo, o valor do empréstimo reduzido.”

Os clientes podem contratar o empréstimo pelo aplicativo Caixa Tem, como explica o vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa, Júlio Volpp.

“Para o conforto do beneficiário, ele pode entrar no aplicativo que já está acostumado a fazer uso – tanto para o Auxílio Brasil, quanto para outros benefícios que ele tenha – e pode entrar na conversa que chama ‘empréstimo’ e, nessa conversa, ele tem acesso, pode fazer simulação, pode ver a parcela, pode ver o valor do crédito e finalizar, portanto, a contratação por meio do aplicativo Caixa Tem.”

A contratação do empréstimo também pode ser feita nas unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa.

O crédito é realizado na mesma conta em que o cliente recebe o benefício. As prestações são debitadas diretamente no benefício, reduzindo o valor a ser recebido mensalmente durante o prazo de vigência do contrato. O vice-presidente de Governo em exercício, Tiago Cordeiro, explica que para todos os contratos a serem firmados até o dia 31 de outubro, o primeiro desconto acontecerá na folha de novembro.

“A partir do dia 8 de novembro, as informações do valor líquido das parcelas estarão disponíveis nos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem, onde o beneficiário vai poder consultar qual é o valor da parcela descontado o valor que ele tem retido referente à consignação.”

Segundo a Caixa, podem contratar o empréstimo consignado clientes com o benefício ativo e que estejam recebendo há mais de 90 dias.

De acordo com a presidente da Caixa em exercício, Danielle Calazans, o banco orienta aos seus clientes sobre a importância de se utilizar o crédito de forma consciente.

“Entendemos que é uma linha que tem juros menores, uma taxa diferenciada, e trabalhamos com crédito consciente. Essa é a nossa missão aqui, como banco público, como banco de todos os brasileiros. E quando a gente troca uma dívida mais cara por uma dívida mais barata e trabalhamos a educação financeira, entendo que a gente atende o nosso propósito e a nossa missão social.”

A orientação do banco é que, antes de contratar crédito, os clientes devem definir a destinação do valor emprestado ou o produto a ser adquirido, buscando as melhores taxas e a utilização do valor de forma assertiva.

O beneficiário que solicitar o Consignado Auxílio também vai contar com dicas de educação financeira no site da Caixa, para ajudar no controle das finanças.

Para mais informações sobre o crédito consignado do Auxílio Brasil, acesse o site do caixa.gov.br/consignadoauxilio.

(Fonte: Brasil 61)