Câmara de São Luís homenageia Padre João Mohana com Título de Cidadão Ludovicense

55
José Antônio Mohana recebeu de André Campos (C) título em homenagem ao seu tio (Leonard Mendonça/Câmara SLZ)

Homenagem in memoriam ao padre e escritor

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (13), a Câmara Municipal de São Luís prestou homenagem “In Memoriam” ao Padre João Mohana, concedendo-lhe o Título de Cidadão Ludovicense. A iniciativa foi do vereador André Campos (PP) e integra as celebrações do centenário de nascimento do médico, sacerdote e escritor, uma das figuras mais relevantes da história intelectual e espiritual do Maranhão.

A cerimônia destacou o legado de João Mohana nas áreas da Cultura, Religião, Educação e Medicina, ressaltando a sua atuação como autor de obras literárias amplamente reconhecidas e como agente de transformação social e espiritual. “A obra de João Mohana é respeitada no mundo todo. Fico feliz em homenageá-lo neste centenário, a ser celebrado no próximo dia 15 de junho”, afirmou o vereador André Campos.

Representando o homenageado, José Antônio Mohana Pinheiro, sobrinho de João Mohana, agradeceu a honraria em nome de todos os familiares, e emocionou os presentes ao relembrar a trajetória de fé, disciplina e amor ao próximo do homenageado.

“Somente Deus para explicar o tanto que esse homem realizou em tão pouco tempo. Somente a fé em Cristo, disciplina e amor ao próximo podem explicar”, disse, citando o Padre Djalma, vigário do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que o descreveu como um homem além do seu tempo.

José Antônio resumiu o amor de João Mohana por São Luís, citando uma frase do próprio sacerdote em carta dirigida a um pesquisador da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em 1977:

“Em prol da Cultura desta terra, que aprendi a amar, ao ponto de recusar contínuos convites para viver longe dela”.

E finalizou seu pronunciamento fazendo a entrega a André Campos de um exemplar do livro “Sofrer e Amar”, de autoria do homenageado, relançado nesta quinta-feira (12) em São Luís.

O evento também contou com apresentação musical do professor Guilherme Ávila, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que executou a peça “Andante”, de F. Carulli, em alusão ao acervo analisado em sua pesquisa de doutoramento baseada na obra de Mohana.

Também compuseram a mesa os vereadores Raimundo Penha (PDT), Nato Júnior (PSB) e Profª. Magnólia (UNIÃO).

Sobre João Mohana – João Miguel Mohana nasceu em Bacabal (MA), em 15 de junho de 1925, filho de imigrantes libaneses. Viveu em várias cidades do interior maranhense antes de se mudar para São Luís, onde iniciou sua formação. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e publicou seu primeiro romance, “O outro caminho”, em 1952, obra que lhe rendeu o Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras.

Tornou-se padre em 1960 e, em 1970, foi eleito para a cadeira n.º 3 da Academia Maranhense de Letras. Faleceu em São Luís em 12 de agosto de 1995.

Este ano de 2025 marca, simultaneamente, os 100 anos de seu nascimento e os 30 anos de seu falecimento, sendo uma ocasião ímpar para celebrar a vida e a memória de uma das grandes personalidades maranhenses do século XX.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui