Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem ao Bumba boi do Maranhão

0
1297
Na homenagem do ano passada, destacam-se na mesa os deputados Cleber Verde e Hildo Rocha e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa (imagem da Agência Câmara)

AQUILES EMIR

A Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (03), a partir das 09h, uma sessão solene em homenagem ao Bumba meu boi do Maranhão, por iniciativa do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que apresentou requerimento neste sentido em janeiro deste ano. No requerimento, o parlamentar lembra que esta “é uma das expressões mais fortes do folclore brasileiro, traduzindo-se como legitima expressão do sincretismo religioso do país”.

Hildo Rocha lembra que no Maranhão o evento é reconhecido como patrimônio cultural. “Desde 2011, o Bumba Meu Boi é certificado como patrimônio pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional. Para o nosso povo isso é uma honra, por ser a festa mais marcante da cultura regional maranhense”, disse.

Hildo Rocha é autor de Projeto de Lei na Câmara que denomina a cidade de São Luís (MA) capital nacional do Bumba Meu Boi.

O deputador Cleber Verde (PRB) também enaltece a manifestação cultural. “O Bumba meu boi é uma das expressões culturais mais fortes do folclore brasileiro, e a influência de diversos povos foi importante para o crescimento do evento”, diz ele, acrescentando que “a festa possui referências africanas, europeias e indígenas. Com isso, consegue promover a fusão do lúdico e do místico”, relatou.

Bumba Meu Boi é candidato a receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O título é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), essa é uma das mais vigorosas manifestações do folclore nacional, que nasceu no Maranhão e se espalhou para outros estados do país.

“Durante muitas décadas, a encenação do bumba meu boi foi preservada graças à dedicação, persistência e resistência de cantadores e brincantes de pequenas comunidades do interior do Maranhão. Felizmente, esta manifestação popular atravessou os séculos e as fronteiras e hoje ela é nacionalmente reconhecida e valorizada”, declara Maia.

Segue a íntegra do requerimento para a homenagem:

REQUERIMENTO

Requer a realização de Sessão Solene da Câmara dos Deputados para homenagear o Dia do Bumba Meu Boi.

Senhor Presidente, Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do art. 68 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a realização de Sessão Solene com o objetivo de homenagear o Dia do Bumba Meu boi, no dia 03 de junho de 2019.

JUSTIFICAÇÃO

Com referências africanas, europeias, indígenas, a comemoração do Bumba Meu Boi, integrante dos festejos juninos, é uma das expressões mais fortes do folclore brasileiro, traduzindo-se como legitima expressão do sincretismo religioso do país.

A manifestação é importante em todos os estados do Norte e Nordeste e se espalha também em alguns estados dá regiões Centro Oeste e Sudeste. Especialmente para o Maranhão o Bumba Meu boi representa uma de suas expressões culturais mais relevantes, já que o Boi do 2 Maranhão foi, no ano de 2011, reconhecido como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional (IPHAN).

É com o objetivo de prestigiar tão forte manifestação cultural que se propõe a realização de Sessão Solene, em homenagem ao Bumba Meu boi. Sala das Sessões, em 14 de janeiro de 2019.

  • HILDO ROCHA
  • Deputado Federal
Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação