Câmara Municipal de São Luís homenageia Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

1
649

Por iniciativa do vereador Ricardo Diniz (PCdoB), a Câmara Municipal de São Luís homenageou, segunda-feira (09), o Serviço Nacional da Indústria (Senai), pelos serviços prestados à população maranhense, em especial na formação de profissionais para a indústria.

O autor da homenagem destacou a importância da atuação do Sistema S, especialmente do Senai, no Maranhão. “Hoje homenageamos o SENAI, pela passagem dos seus 65 anos de exitosa existência. Essa valorosa entidade tem significativa importância na minha vida, assim como tem na de milhões no Maranhão e em todo Brasil. Essa instituição mantém importantes escolas de treinamento e de educação profissional e oferece grande variedade de serviços, atendendo desde quem precisa atualizar seus conhecimentos a quem quer dominar sofisticadas e altas tecnologias”, disse Diniz.

A solenidade contou com as presenças de três dos quatro ex-diretores: Raimundo Franco Teixeira (primeiro diretor regional da entidade, em 1953), Jaldo Abreu e João Alberto Schalcher.

Criado em maio de 1953 no Maranhão, o Senai tem foco em formar e aperfeiçoar profissionais para o setor industrial, atendendo a indústria maranhense por meio da educação profissional e de serviços de tecnologia e inovação. Atualmente, a entidade tem o maior complexo de educação profissional e tecnologia industrial do Maranhão, contribuindo para melhorar a produtividade industrial e o crescimento do trabalhador e da sociedade maranhense.

O presidente da Federação das Indústrias, Edilson Baldez (foto), destacou que a entidade está sempre atenta às demandas de inovação e tecnologia do mercado. “O Senai tem uma história de valor no Maranhão ao estabelecer, até hoje, a marca de 650 mil matrículas realizadas, um expressivo marco, destacado pela superação de desafios para levar a nossa indústria a eficiência, competitividade e qualidade”.

Trajetória – O diretor regional, Marco Moura, apresentou uma linha do tempo dos 65 anos do órgão, desde quando a entidade qualificava jovens aprendizes, o que faz até hoje, até a estruturação de laboratórios de tecnologia de ponta para atender a indústria, como o Laboratório Aberto, inaugurado no mês passado no Senai Distrito Industrial, equipado com laboratórios de manufatura, de cocriação (coworking), além de impressoras 3D e computadores.

“Nesse ano, em que completamos 65 anos de serviços prestados ao setor produtivo e à sociedade, está por vir a nova revolução industrial, a chamada indústria 4.0, que está batendo à nossa porta. Nosso desafio é fazer uma indução à indústria maranhense, para que esta possa estar cada vez mais preparada, evoluir em seus processos, em tecnologia e se tornar mais competitiva. Nosso exercício diário é trabalhar para indústria, acompanhar a economia do país, do Estado, o mercado, e atendermos as indústrias no que elas necessitam para que possam se desenvolver cada vez mais, gerando emprego e renda em nosso Estado”, destacou.

Até o final do ano, o Senai Maranhão irá desenvolver uma série de ações planejadas em alusão aos 65 anos da entidade no Estado.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

Comments are closed.