Caravana de 300 migrantes de Honduras parte rumo aos Estados Unidos

184

Caravana dirigia-se para a passagem de fronteira de Corinto, na vizinha Guatemala.

Uma nova caravana de migrantes hondurenhos deixou a cidade de San Pedro Sula com destino aos Estados Unidos nesta terça-feira (30), informou a imprensa local. O jornal La Tribuna, o primeiro a dar a notícia, disse que a caravana era composta por cerca de 300 pessoas e que iniciou a marcha às 4 da manhã.

“Os migrantes se dirigiam para a passagem de fronteira de Corinto, por onde passam para a vizinha Guatemala” , informou o jornal.

Na segunda-feira, o presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, assinou um decreto declarando “estado de prevenção” em cinco departamentos de fronteira com Honduras que entrará em vigor nos próximos 15 dias.

A disposição governamental autoriza “a dissolver pela força qualquer reunião pública, grupo ou manifestação que ocorra sem a devida autorização”, informou a agência de notícias Sputnik.

Ele também alertou que o movimento migratório pode agravar a emergência epidemiológica sanitária que vive a região e o mundo com a pandemia do coronavírus.

A versão anterior da caravana migratória, composta por cerca de 7.000 pessoas, foi reprimida em meados de janeiro por forças conjuntas da Polícia Nacional Civil e do Exército da Guatemala.

O grupo de migrantes que cruzou a fronteira sem cumprir os controles estabelecidos fugiu do agravamento da pobreza em Honduras após o flagelo de duas tempestades tropicais nas primeiras semanas de novembro.

Também foram encorajados pela esperança de que o novo governo do democrata Joe Biden, prestes a assumir o cargo naquela época, facilitasse a política de imigração para pessoas da América Central, especificamente o chamado Triângulo Norte; Guatemala, El Salvador e Honduras.

As caravanas de migrantes centro-americanos com destino aos Estados Unidos constituem uma série de êxodos que começaram em outubro de 2018 da cidade de San Pedro Sula, capital econômica de Honduras.

(Agência Télam)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui