Brandão quer estender Litorânea até o Araçagi e duplicar MA 203 até Raposa

9230

Vias melhoradas vão beneficiar quatro municípios

AQUILES EMIR

O governador Carlos Brandão está determinado a executar pelo menos duas grandes obras estruturantes na Ilha de São Luís, que vão contribuir para desafogar o tráfego nas vias que ligam as quatro cidades – São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa – bem como estimular o turismo na capital e seu entorno. Parcerias neste sentido estão sendo negociadas com o governo federal.

Uma dessas obras é o prolongamento da Avenida Litorânea até o Araçagi, em São José de Ribamar, passando pela Praia do Meio. O segundo é estender a duplicação da MA 203, no trecho compreendido entre a rotatória do Alphaville, no Araçagi, até a cidade de Raposa.

Ambos os projetos, como relatou o governador, dependem de parcerias com o Governo Federal, mas as conversas estariam bem adiantadas, e o presidente Lula já teria demonstrado interesse em ajudar o Estado a executar essas obras. Segundo Brandão, o ex-presidente José Sarney, pela sua amizade com Lula, tem sido um bom articulador nessas negociações.

“Quando eu apoiei Lula eu sabia que não iria ter portas abertas, mas escancaradas”, disse Brandão, no anúncio das obras, quinta-feira (18), ao enfatizar a boa relação com o governo federal, “e tendo o apoio do Sarney poderemos conseguir mais coisas ainda”, reforçou.

Terreno na Estrada da Raposa | MA-203 | Araçagy | 9.000m² | Leia a Descrição - Terrenos, sítios e fazendas - Raposa 1020626629 | OLX
Trecho da MA 203 que o governador pretende duplicar até a Raposa

Litorânea – Carlos Brandão lembrou que o projeto original da Litorânea é do bairro do Jaracati, em São Luís, onde é a Avenida Ferreira Gullar, até o Araçagi, em São José de Ribamar. Ele fez questão de destacar que a obra foi idealizada e iniciada no governo de Luiz Rocha (1983 a 1987).

Saiba o que cada governante:

  • Luiz Rocha levou a base da pista até o Calhau;
  • Epitácio Cafeteira pavimentou o trecho, da Ponta do Farol ao Calhau;
  • Edison Lobão ampliou o asfaltamento e fez as obras de arte
  • Roseana Sarney deu ainda mais contornos urbanísticos
  • O prefeito João Castelo levou até a praia do Caolho, entre Calhau e Olho d´Água
  • Flávio Dino levou até o Olho d´Água

Carlos Brandão agora quer levar até o Araçagi, e com isto desafogar boa parte do trânsito nas quatro cidades cidades, pois será possível sair do Centro Histórico e contornar boa parte da Ilha, passando pelos bairros da Ilhinha, São Francisco, Ponta d´Areia, São Marcos, Calhau e Olho d´Água (em São Luís); e praias do Meio e Araçagi, em São José de Ribamar.

Quanto à MA 203, o governador diz que o trânsito fica complicado depois que se passa do trecho duplicado, no Araçagi, e  cai-se numa pista de mão dupla. Essa via precisa, portanto, ser melhorada, até porque a Raposa tem muito a contribuir com o Turismo da Ilha, principalmente pelas suas belezas naturais, já que nela é possível encontrar um “pequeno Lençois Maranhenses”.

O governador frisa ainda que a Ilha possui muitos empreendimentos e o tráfego de cargas e passageiros etc precisa ser melhorado.

14 COMENTÁRIOS

  1. Vejo que uma obra hoje mais urgente e necessária na Grande Ilha é a duplicação da MÁ conhecida pelo nome de *Estrada da Maioba*, região cheias de novos condomínios verticais que levam a um fluxo enorme de veículos na região.

  2. Não justifica essa gastança de dinheiro público em obras sem qualquer fundamento na mobilidade. As obras são na verdade para inflar o valor dos imóveis, muitos deles já em mãos de grandes proprietários e objeto de especulação pela indústria da construção civil.
    Qualquer governo sério, ao invés de fazer populismo com asfalto, estaria preocupado com um projeto sério de mobilidade urbana, ficando no coletivo e não em um punhado de famílias ricas do estado é um auto custo ambiental pra toda a região litorânea!

  3. Nosso estado é uma vergonha, no que diz respeito às rodovias, somos um dos maior exportador de grãos através de nosso porto Itaqui e nem por isso temos estradas e ferrovias.. A chegada em São Luís outra vergonha! começando pelo aeroporto…deveria ter pelo menos uma avenida que chamassem à atenção!..Não é pra querer aparecer, é só um exemplo, passei 4 dias em Florianópolis, não olhei nem um buraco nas ruas e avenidas.. porque não podemos ter pelo menos isso que é de direito!..

  4. Eu também concordo com a BR que sai de São Luís é uma seboseira só, cheia de ondulações e muito mato em sua margens, poderia ser plantadao grama como nas estradas do sul. A chegada de carro a São Luís é horrorosa, uma vergonha pra uma cidade patrimônio da humanidade.

  5. Desnecessário no momento duplicar estrada q vai pra raposa. Não tem movimento pra isso. Deveria olhar pras brs q saí de são Luís

  6. Uma boa ação seria estadualizar, as vias que cortam municípios,
    Por exemplo Nossa Senhora da Vitória, entre parque vitória, Turu. e outras que ligam Turu ao Cohatrac. Avenida do mocagituba que vai até a Raposa, vias que liga Turu ao Cohatrac, etc. também seria bom o Governo ajudar os municípios de paço do Lumiar e Ribamar, pois a população tem sofrido muito com falta de infraestrutura e saneamento, como exemplo Alto do turu, que tem ao lado um bairro urbanizado enquanto os moradores sofrem com todo tipo de falta de infraestrutura.

  7. Há um engano: Luís Rocha não fez nada na litorânea.
    Ela foi iniciada quando João Castelo era governador.
    Assim como o filho, o pai não fez nada pelo estado, e não sei o que esse pessoal de balsas bebe pra votar nele.

    • a obra foi no governo de luis rocha trabalhei nessa obra pela constran de São Paulo, o projetista foi feito pela Seebla, projeto ate o aracagi, o dinheiro saiu pelo ralo três vezes e não foi concluído. agora querem terminar depois de 40 anos, affff.

    • Parabéns ao Governador pela bela iniciativa, pois toda Cidade bem desenvolvida no país como Fortaleza, Recife, Florianópolis, Maceió, Natal, João Pessoa, etc… Só chegaram ao patamar que estão pq seus governantes investiram pesado no turismo através da estrutura de suas orlas. O prolongamento da Litorânea até o Aracagi vai integrar o circuito São Luís, Ribamar, Passo do Lumiar e Raposa, gerando novos negócios e consequentemente mais empregos. Além disso, tbm irá fomentar a construção civil, um dos setores que mais emprega no Brasil. E para os que falam em especulação imobiliária no sentido pejorativo, vale lembrar que a especulação imobiliária é um dos principais indutores econômicos no mundo inteiro como por ex: Dubai, Singapura, Nova York, Balneário Camboriú, etc… que estão explodindo no seu desenvolvimento econômico. Então, aos ignorantes de plantão só cabe lamentar certos comentários e graças a Deus que temos um Governador visionário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui
Demonstre sua humanidade: 1   +   6   =