Carlos Brandão reconduz Gabriel Furtado para novo mandato de defensor-geral, após reeleição

3

Mandato se estende até abril de 2026

O defensor Gabriel Furtado foi reconduzido ao posto máximo da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA) pelo governador Carlos Brandão, nesta segunda-feira (15). A assinatura do ato ocorreu no Palácio dos Leões, em eventos que reuniu autoridades do Executivo Estadual e DPE.

A nomeação de Gabriel Furtado para liderar a DPE-MA por mais um biênio (2024-2026) foi efetivada após as eleições para o cargo, ocorridas no último dia 05 de abril em candidatura única. O segundo mandato do defensor-geral iniciará a partir do dia 1º de junho deste ano.

Durante a assinatura do termo em que estiveram presentes os secretários de Estado da Casa Civil e de Monitoramento das Ações Governamentais, Sebastião Madeira e Alberto Bastos, respectivamente, Gabriel Furtado destacou seus projetos para o 2º mandato, com destaque para a expansão verde da Defensoria e ampliação das ações itinerantes.

“Neste novo biênio, seguiremos trabalhando para levar unidades sustentáveis e pontos de atendimento a outras regiões maranhenses, de modo que possamos chegar em 2026 com todos os municípios do estado contemplados pelos serviços da Defensoria. Outra frente que intensificaremos nestes dois anos será a de atendimento com unidades móveis, na promoção da cidadania e acesso a direitos nos locais mais remotos, e em benefício das populações mais vulneráveis”, completou Furtado.

Carlos Brandão exibe ato de recondução de Gabriel Furtado ao comando da DPE

Ações – Durante a primeira gestão, Gabriel Furtado destacou-se pela atuação no combate ao sub-registro de nascimento no Maranhão, com a execução de um plano específico para reduzir os números da invisibilidade social no estado.

Seu empenho à frente da DPE também foi voltado para a entrega de novos sedes sustentáveis, os Econúcleos, além das Salas Verdes que encurtam distâncias para quem precisa de atendimento jurídico gratuito no interior do estado. O gestor também incrementou a DPE itinerante, ampliando iniciativas e equipando o projeto “Inclusão e Cidadania Sobre Rodas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui