
Em 2016, os hatches pequenos, carro que integra o porta-malas ao compartimento de passageiros, foram a principal opção entre os consumidores que optam pelo financiamento na hora de adquirir um automóvel leve novo. A categoria aumentou dez pontos percentuais sua participação no mercado de vendas a prazo desde 2011.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
Os carros de entrada, considerados os mais básicos e mais baratos no portfólio de uma marca, perderam participação no mercado de vendas financiadas de autos leves novos e se tornaram a segunda categoria mais adquirida pelos consumidores. Em seis anos, sua representatividade caiu de 34%, em 2011, para 22%, em 2016.
O aumento na participação também foi verificado no segmento de SUVs. Em 2011, esses modelos representavam 9% do total financiado. Em 2016, a participação da categoria avançou para 16% do mercado de financiamentos de autos leves novos.
Entre os modelos mais financiados de autos leves novos, os hatches pequenos Onix e HB20 lideram o ranking, seguidos do carro de entrada Ka e do sedã pequeno Prisma.
Já entre os modelos mais vendidos a crédito de autos leves usados, os carros de entrada lideram o levantamento, com o Gol, Palio e Uno.
Em 2016, foram financiados 3.745.008 automóveis leves novos e usados. Desse total, 1.063.211 foram unidades novas e 2.681.797 de usadas.
Sobre a Cetip – A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.
Mais de 17 mil instituições utilizam os serviços da Cetip. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras.
Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.