Números divulgados pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), nesta sexta-feira (29), indicam que até terça-feira (26), já haviam sido registrados, no estado, 2.039 acidentes de veículos com colisões em postes da rede de energia elétrica, contra 1.860 acidentes dos mesmos moldes do ano passado.
De acordo com os dados, somente em São Luís foram registrados, este ano, 496 acidentes, sendo 146 a mais que no ano anterior, que se encerrou com um total de 350 colisões com postes nos quatro municípios da ilha.
As vias com o maior número de acidentes na capital são as avenidas Jerônimo de Albuquerque, Daniel de La Touche, São Luís Rei de França, Guajajaras, Litorânea, Holandeses, Portugueses, Africanos, Franceses e a Estrada de São José de Ribamar (MA 201). Os acidentes geralmente ocorrem durante a madrugada e nos finais de semana, segundo os órgãos de trânsito.
Segundo as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores:
- Excesso de velocidade
- estado de embriaguez ao volante
- Sonolência do condutor ou falha mecânica.
Como uma das medidas de prevenção, a Cemar vem promovendo ações educativas sobre o uso seguro da energia elétrica, onde também alerta sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.
Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instalou defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia, cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes).
(Com dados e imagens da Intermídia)