Cena inusitada na Academia Maranhense de Letras: advogado toma posse e é saudado pela mãe

0
261
Sônia Almeida fará saudação do filho Daniel Blume na Academia Maranhense de Letras

Imortal é membro também da Academia Ludovicense de Letras

Uma cena inusitada será registrada na noites desta quinta-feira (02) na Academia Maranhense de Letras, onde toma posse na cadeira 15 o escritor e jurista Daniel Blume, patroneada por Odorico Mendes e que era ocupada por Milson Coutinho. A saudação ao novo acadêmico será feita pela acadêmica Sônia Almeida, que é a sua mãe.

O congraçamento familiar na AML não é inusitado, pois ela já havia recepcionado três irmãos – José, Evandro e Ivan Sarney – e este ano, o governador Flávio Dino foi eleito para ocupar a cadeira que tinha como ex-ocupante o pai, Sálvio Dino, mas esta é a primeira vez que alguém recebe um filho.

Daniel Blume é autor de sete livros, alguns traduzidos para o francês, espanhol e italiano.  O ludovicense tem 44 anos, é casado com Priscila Blume e tem duas filhas. Ele é membro também do PEN Clube do Brasil, Academia Internacional de Cultura e da Academia de Letras e Música do Brasil e da Academia Ludovicense de Letras.

Como advogado, Blume é procurador do Estado do Maranhão, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil e ex-juiz eleitoral. Cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão, além de Harmonização do Direito na Europa e o papel da Advocacia Pública, na Università degli Studi di Roma Tor Vergata (Roma II – Itália). Doutorando em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa.

No campo literário, é autor do livro Natureza Jurídica das Decisões dos Tribunais de Contas. Coautor de Aspectos Polêmicos do Direito Constitucional Luso-Brasileiro, e de Aspectos Polêmicos do Direito Penal Luso-Brasileiro; entre outras obras sobre Direito e poemas sobre temas diversos.

Quando eleito para a AML, no último mês de agosto, Blume emocionado revelou sua enorme admiração pela casa centenária de letras: “sempre me despertou a liturgia por detrás daquelas cortinas vinho da Casa de Antônio Lobo, que se abrem ao público, revelando-se não apenas como uma prestigiada anfitriã de lançamentos/solenidades, mas também como uma erudita educadora secular. Agradeço à Deus! Agradeço aos acadêmicos pelos votos de apreço”, disse o mais novo membro da AML.

O evento está marcada para as 19H, na Casa de Antônio Lobo, como é conhecida a AML, na Rua da Paz, no Centro Histórico de São Luís.

Compartilhe
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação