Chagas da Maioba estreia neste sábado como novo cantador do Boi de São José de Ribamar

0
2685

AQUILES EMIR

Autor de famosas toadas de Bumba-meu-boi, dentre elas Se não existe o Sol, Francisco de Sousa Corrêa, mais conhecido como Chagas, que por muitos anos foi cantador do Bumba-meu-boi da Maioba, é a maior aposta do Bumba-meu-boi de São José de Ribamar para a temporada junina deste ano.

O seu primeiro ensaio no novo batalhão está marcada para este sábado (31), na sede da agremiação, no bairro do Outeiro em São José de Ribamar, abrindo a temporada pré-junina na Ilha de São Luís, a partir de quando são realizados em ensaios com vistas às apresentações nos arraiais da cidade.

Esta é a segunda vez que Ribamar leva um cantador da Maioba. O primeiro deles foi João Chiador, que foi substituído por Chagas. Os dois passaram a rivalizar com mensagens por meio de toadas com frases cortantes, como faz parte da tradição da brincadeira de Bumba-meu-boi.

Na temporada de 2016, o cantador se apresentou pelo Boi da Pindoba, comandado pela jornalista e radialista Helena Leite, apresentadora do programa Canta Maranhão, na Rádio Difusora AM. Ele foi afastado da Maioba depois de uma denúncia de pedofilia, crime do qual foi inocentado meses depois.

Chagas diz que integrar um batalhão pesado como o da cidade balneária é motivo de comemoração, e uma das doadas preparadas para este ano, manda um recado aos demais cantadores da Ilha, aos quais pede respeito ao “rei”. Ele promete animar os arraiais da Ilha e fazer novamente o povo cantar suas composições.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação